A - I n f o s

a multi-lingual news service by, for, and about anarchists **
News in all languages
Last 40 posts (Homepage) Last two weeks' posts Our archives of old posts

The last 100 posts, according to language
Greek_ 中文 Chinese_ Castellano_ Catalan_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_ _The.Supplement

The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours | of past 30 days | of 2002 | of 2003 | of 2004 | of 2005 | of 2006 | of 2007 | of 2008 | of 2009 | of 2010 | of 2011 | of 2012 | of 2013 | of 2014 | of 2015 | of 2016 | of 2017 | of 2018 | of 2019 | of 2020 | of 2021 | of 2022 | of 2023 | of 2024 | of 2025 | of 2026

Syndication Of A-Infos - including RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups

(pt) Italy, UCADI #211 - A União Europeia caminha para a ruína. (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]

Date Tue, 6 Oct 2026 07:35:06 +0300


Os efeitos da guerra na Ucrânia impactam cada vez mais a estrutura institucional da União Europeia, suas políticas, o direito comum e seus valores, corroendo a União por dentro com a mesma virulência de um vírus pandêmico que prepara sua aniquilação . Até agora, apoiamos o projeto de construção da União Europeia, mesmo sabendo que se tratava de uma estrutura econômica e política gerida pelo ordoliberalismo predominante na Europa. Mas estávamos dispostos a pagar o preço de aderir ao projeto do capital industrial e financeiro franco-renano, na ilusão de ver a guerra entre os povos do continente, que dilacerou a carne dos habitantes da Europa durante duas guerras mundiais devastadoras, desaparecer do solo europeu. Enxergávamos esse objetivo como uma condição prévia para reavivar a defesa dos interesses das classes subalternas, cuja capacidade de emancipação foi esmagada, levando-as a se massacrarem em nome do nacionalismo. Os novos equilíbrios resultantes da Segunda Guerra Mundial abriram caminho para a crise do colonialismo, colocando os Estados europeus em crise, cada vez mais desprovidos de recursos.
Nos iludimos: deveríamos ter compreendido isso desde que a Alemanha reunificada, com o apoio do Papa polonês, desencadeou a guerra que levou à dissolução da antiga Iugoslávia. Como é comum na história europeia, os Balcãs serviram de campo de provas para o futuro destino da Europa, antecipando o que mais tarde aconteceria em uma escala maior e com uma força muito mais devastadora. O projeto parecia coerente e possível porque se baseava em interesses econômicos mútuos e parecia corresponder a uma fase de desenvolvimento coerente dos processos produtivos e da acumulação capitalista: pela primeira vez, uma estrutura estatal estava sendo criada não com base em critérios étnicos, linguísticos ou históricos, mas confiando na objetividade do interesse econômico comum e na possibilidade de reconstruir as cadeias produtivas de certos setores econômicos essenciais à vida do continente, e focando no mercado agrícola comum, identificado como o setor produtivo em que a coordenação era mais fácil e estratégica. O plano buscava criar uma unidade política centrada no pluralismo cultural, religioso e étnico, fundindo diversas experiências históricas. Estávamos convencidos de que, dentro de uma lógica capitalista, era o interesse próprio, e não ideais abstratos, que mantinha unida a nova formação política. No entanto, a unidade da unidade, essencial para o sucesso do projeto, já estava minada em 2004 por um alargamento excessivo da União. Este foi patrocinado, não por acaso, pela Grã-Bretanha, que aderira à UE após um período inicial de profunda aversão. Estava convencida de que seria mais fácil miná-la por dentro. Ao se deixar levar pela convicção insensata de uma classe política europeia que parecia ansiosa por
absorver os países anteriormente dominados por Moscovo, antecipava uma possível recuperação da Rússia da crise económica e política e reprojetava a sua hegemonia para esta parte da Europa.
Assim, a gananciosa UE engoliu os países bálticos, e a política alemã, que aspirava a liderar a União, fez deles os seus representantes, usando-os como peças-chave para implementar as suas estratégias, sem se aperceber de que esta última assumiria as rédeas da União Europeia. Prova disso é o fato de que políticos da Lituânia, Letônia e Estônia controlam agora, respectivamente, a defesa, a economia e a política externa. Como resultado, a defesa comum é praticamente inexistente, a economia está cada vez mais em crise e a política externa, confiada a Kaya Kretina Kallas, é totalmente inexistente.
Se acrescentarmos a essa corja de incompetentes a contribuição de Ursula von der Stupid, uma personagem de inegável inadequação e honestidade questionável (como comprovam as inúmeras investigações sobre suas ações, nunca concluídas) no desempenho de suas funções, e uma figura alegre e ingênua como Roberta Metsola, que preside o Parlamento da União, o quadro se completa tragicamente e as dimensões do desastre se tornam manifestamente de proporções épicas.
Dada a estrutura institucional da União, o Conselho de Chefes de Estado e de Governo poderia ter reequilibrado a situação, mas seus membros incluem Emmanuel Macron, um político fracassado a caminho do cemitério dos elefantes, sem deixar qualquer resquício de arrependimento; um político como Mertz, ex-servidor da BlackRock e com interesses completamente alheios aos do país que lidera, chefe de um dos governos mais impopulares da história alemã; enquanto isso, a Grã-Bretanha - que efetivamente dirige e influencia a política europeia, mantendo-se à margem dela - está sendo gradualmente substituída por figuras inconsistentes, ineficazes e decadentes; Com um primeiro-ministro polonês como Donald Tush, ladeado por uma figura obscura como o Ministro das Relações Exteriores Sikorski, liderando um país que almeja a hegemonia militar na Europa e que se destaca por um rearme voltado para manter aliados e inimigos à distância, o que dizer do governo Meloni, que se destaca pela sua total inércia, pela gestão regressiva da economia, do mercado de trabalho e do problema da imigração, permitindo que o que resta do sistema de bem-estar social, a começar pela saúde e educação, se deteriore, carecendo de planos de investimento para a economia e de ideias e perspectivas para sustentar o sistema produtivo do país, levando jovens a abandonar o país em desespero?
A única exceção entre os governos europeus é o espanhol, que luta para seguir uma política razoável e prudente, que levou o país a crescer mais rápido do que qualquer outro na Europa, que ocupa uma posição respeitável na política externa e que tenta experimentar soluções inovadoras para elevar os níveis de produção espanhóis, estabilizar seu mercado de trabalho interno e intervir na regulação da emigração.

Os resultados da guerra na Ucrânia

Observando o que acontece no campo de batalha, até os observadores mais obtusos compreendem que a derrota da Ucrânia é um fato e que é apenas uma questão de tempo até que se formalize.
Somente informações falsas vindas da frente de batalha e de dentro do país podem iludir ainda mais os políticos, que se alimentam e se convencem confundindo sua própria propaganda com a realidade e apoiando a narrativa de uma guerra cujo resultado ainda está indefinido, e ainda mais a tese de que a Ucrânia está vencendo no campo de batalha. A frente avança inexoravelmente de leste a oeste, e agora as exigências da Rússia não se limitam mais à Crimeia e suas quatro regiões originais, mas também incluem as regiões de Kharkiv, Dnipropetrovsk, Sumy e, por que não, Odessa. O fardo da paz será mais pesado quanto mais a guerra se prolongar, porque o preço pago em sangue pela Rússia exigirá maior proteção à sua segurança. Dessa perspectiva, restabelecer a ligação com a Transnístria através da região de Odessa e cortar o acesso da Ucrânia ao mar constitui a garantia mais segura da Rússia para transformar o Estado ucraniano, sem litoral, em um enclave, paralisando sua economia ao dispor territorialmente de seus territórios mais produtivos e ricos em matérias-primas. Além disso, é provável que uma derrota ucraniana em campo reacenda os apetites sempre latentes da Romênia, Polônia e Hungria, ávidas por retomar o controle das partes do território ucraniano atualmente controladas por Kiev e que abrigam populações desses respectivos países. Isso reduzirá ainda mais a população da Ucrânia, cujos números já estão diminuindo. Tal fato é demonstrado pela projeção de redução de sua população em 8 milhões até 2050, devido ao crescimento da diáspora, à queda nas taxas de natalidade e à perda de território e força econômica do país. A situação demográfica da Ucrânia já era crítica antes da guerra, caracterizada por uma diáspora econômica que dependia da estrutura social das famílias, com um aumento do alcoolismo e uma tendência generalizada entre as mulheres, especialmente no oeste da Ucrânia, de emigrar para o exterior para trabalhar como cuidadoras e complementar os parcos orçamentos familiares. Não se deve esquecer que, na Ucrânia pré-guerra, a perda do mercado russo para os produtos ucranianos devido à sua reaproximação com o Ocidente levou a uma crise em seu setor industrial e de mineração.
O esforço de guerra em que a União Europeia se envolveu está a dilacerá-la por dentro, afastando os seus povos do consenso sobre a construção de uma estrutura política e institucional comum. Isto é especialmente verdade porque os tão alardeados fundamentos do direito comunitário estão a ser facilmente violados, permitindo uma metamorfose dos sistemas jurídicos de muitos países já membros, como os países bálticos, ao aceitarem como legítimas as escolhas institucionais ucranianas relativas à xenofobia, à liberdade religiosa, à repressão das minorias linguísticas e à recusa em reconhecer as raízes culturais e identitárias. Isto agrava-se ainda mais com a introdução, no sistema jurídico comunitário, de práticas liberticidas que afetam os indivíduos e a liberdade de pensamento e de crítica.
O resultado das eleições que ocorrerão em muitos países da União Europeia, sobretudo em Itália e França, no próximo ano, contribuirá certamente para o desenvolvimento deste processo. Contudo, o resultado desastroso da guerra e o peso da derrota serão decisivos, deixando a atual classe dominante da União Europeia com uma onda de vergonha e a consciência da sua inconsistência e incompetência. Quando confrontadas com a realidade, as pessoas não perdoam.

Gianni Cimbalo

https://www.ucadi.org/2026/09/06/lunione-europea-verso-la-rovina/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center