|
A - I n f o s
|
|
a multi-lingual news service by, for, and about anarchists
**
News in all languages
Last 40 posts (Homepage)
Last two
weeks' posts
Our
archives of old posts
The last 100 posts, according
to language
Greek_
中文 Chinese_
Castellano_
Catalan_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
_The.Supplement
The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours |
of past 30 days |
of 2002 |
of 2003 |
of 2004 |
of 2005 |
of 2006 |
of 2007 |
of 2008 |
of 2009 |
of 2010 |
of 2011 |
of 2012 |
of 2013 |
of 2014 |
of 2015 |
of 2016 |
of 2017 |
of 2018 |
of 2019 |
of 2020 |
of 2021 |
of 2022 |
of 2023 |
of 2024 |
of 2025 |
of 2026
Syndication Of A-Infos - including
RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups
(pt) Italy, UCADI #211 - A União Europeia caminha para a ruína. (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
Date
Tue, 6 Oct 2026 07:35:06 +0300
Os efeitos da guerra na Ucrânia impactam cada vez mais a estrutura
institucional da União Europeia, suas políticas, o direito comum e seus
valores, corroendo a União por dentro com a mesma virulência de um vírus
pandêmico que prepara sua aniquilação . Até agora, apoiamos o projeto de
construção da União Europeia, mesmo sabendo que se tratava de uma
estrutura econômica e política gerida pelo ordoliberalismo predominante
na Europa. Mas estávamos dispostos a pagar o preço de aderir ao projeto
do capital industrial e financeiro franco-renano, na ilusão de ver a
guerra entre os povos do continente, que dilacerou a carne dos
habitantes da Europa durante duas guerras mundiais devastadoras,
desaparecer do solo europeu. Enxergávamos esse objetivo como uma
condição prévia para reavivar a defesa dos interesses das classes
subalternas, cuja capacidade de emancipação foi esmagada, levando-as a
se massacrarem em nome do nacionalismo. Os novos equilíbrios resultantes
da Segunda Guerra Mundial abriram caminho para a crise do colonialismo,
colocando os Estados europeus em crise, cada vez mais desprovidos de
recursos.
Nos iludimos: deveríamos ter compreendido isso desde que a Alemanha
reunificada, com o apoio do Papa polonês, desencadeou a guerra que levou
à dissolução da antiga Iugoslávia. Como é comum na história europeia, os
Balcãs serviram de campo de provas para o futuro destino da Europa,
antecipando o que mais tarde aconteceria em uma escala maior e com uma
força muito mais devastadora. O projeto parecia coerente e possível
porque se baseava em interesses econômicos mútuos e parecia corresponder
a uma fase de desenvolvimento coerente dos processos produtivos e da
acumulação capitalista: pela primeira vez, uma estrutura estatal estava
sendo criada não com base em critérios étnicos, linguísticos ou
históricos, mas confiando na objetividade do interesse econômico comum e
na possibilidade de reconstruir as cadeias produtivas de certos setores
econômicos essenciais à vida do continente, e focando no mercado
agrícola comum, identificado como o setor produtivo em que a coordenação
era mais fácil e estratégica. O plano buscava criar uma unidade política
centrada no pluralismo cultural, religioso e étnico, fundindo diversas
experiências históricas. Estávamos convencidos de que, dentro de uma
lógica capitalista, era o interesse próprio, e não ideais abstratos, que
mantinha unida a nova formação política. No entanto, a unidade da
unidade, essencial para o sucesso do projeto, já estava minada em 2004
por um alargamento excessivo da União. Este foi patrocinado, não por
acaso, pela Grã-Bretanha, que aderira à UE após um período inicial de
profunda aversão. Estava convencida de que seria mais fácil miná-la por
dentro. Ao se deixar levar pela convicção insensata de uma classe
política europeia que parecia ansiosa por
absorver os países anteriormente dominados por Moscovo, antecipava uma
possível recuperação da Rússia da crise económica e política e
reprojetava a sua hegemonia para esta parte da Europa.
Assim, a gananciosa UE engoliu os países bálticos, e a política alemã,
que aspirava a liderar a União, fez deles os seus representantes,
usando-os como peças-chave para implementar as suas estratégias, sem se
aperceber de que esta última assumiria as rédeas da União Europeia.
Prova disso é o fato de que políticos da Lituânia, Letônia e Estônia
controlam agora, respectivamente, a defesa, a economia e a política
externa. Como resultado, a defesa comum é praticamente inexistente, a
economia está cada vez mais em crise e a política externa, confiada a
Kaya Kretina Kallas, é totalmente inexistente.
Se acrescentarmos a essa corja de incompetentes a contribuição de Ursula
von der Stupid, uma personagem de inegável inadequação e honestidade
questionável (como comprovam as inúmeras investigações sobre suas ações,
nunca concluídas) no desempenho de suas funções, e uma figura alegre e
ingênua como Roberta Metsola, que preside o Parlamento da União, o
quadro se completa tragicamente e as dimensões do desastre se tornam
manifestamente de proporções épicas.
Dada a estrutura institucional da União, o Conselho de Chefes de Estado
e de Governo poderia ter reequilibrado a situação, mas seus membros
incluem Emmanuel Macron, um político fracassado a caminho do cemitério
dos elefantes, sem deixar qualquer resquício de arrependimento; um
político como Mertz, ex-servidor da BlackRock e com interesses
completamente alheios aos do país que lidera, chefe de um dos governos
mais impopulares da história alemã; enquanto isso, a Grã-Bretanha - que
efetivamente dirige e influencia a política europeia, mantendo-se à
margem dela - está sendo gradualmente substituída por figuras
inconsistentes, ineficazes e decadentes; Com um primeiro-ministro
polonês como Donald Tush, ladeado por uma figura obscura como o Ministro
das Relações Exteriores Sikorski, liderando um país que almeja a
hegemonia militar na Europa e que se destaca por um rearme voltado para
manter aliados e inimigos à distância, o que dizer do governo Meloni,
que se destaca pela sua total inércia, pela gestão regressiva da
economia, do mercado de trabalho e do problema da imigração, permitindo
que o que resta do sistema de bem-estar social, a começar pela saúde e
educação, se deteriore, carecendo de planos de investimento para a
economia e de ideias e perspectivas para sustentar o sistema produtivo
do país, levando jovens a abandonar o país em desespero?
A única exceção entre os governos europeus é o espanhol, que luta para
seguir uma política razoável e prudente, que levou o país a crescer mais
rápido do que qualquer outro na Europa, que ocupa uma posição
respeitável na política externa e que tenta experimentar soluções
inovadoras para elevar os níveis de produção espanhóis, estabilizar seu
mercado de trabalho interno e intervir na regulação da emigração.
Os resultados da guerra na Ucrânia
Observando o que acontece no campo de batalha, até os observadores mais
obtusos compreendem que a derrota da Ucrânia é um fato e que é apenas
uma questão de tempo até que se formalize.
Somente informações falsas vindas da frente de batalha e de dentro do
país podem iludir ainda mais os políticos, que se alimentam e se
convencem confundindo sua própria propaganda com a realidade e apoiando
a narrativa de uma guerra cujo resultado ainda está indefinido, e ainda
mais a tese de que a Ucrânia está vencendo no campo de batalha. A frente
avança inexoravelmente de leste a oeste, e agora as exigências da Rússia
não se limitam mais à Crimeia e suas quatro regiões originais, mas
também incluem as regiões de Kharkiv, Dnipropetrovsk, Sumy e, por que
não, Odessa. O fardo da paz será mais pesado quanto mais a guerra se
prolongar, porque o preço pago em sangue pela Rússia exigirá maior
proteção à sua segurança. Dessa perspectiva, restabelecer a ligação com
a Transnístria através da região de Odessa e cortar o acesso da Ucrânia
ao mar constitui a garantia mais segura da Rússia para transformar o
Estado ucraniano, sem litoral, em um enclave, paralisando sua economia
ao dispor territorialmente de seus territórios mais produtivos e ricos
em matérias-primas. Além disso, é provável que uma derrota ucraniana em
campo reacenda os apetites sempre latentes da Romênia, Polônia e
Hungria, ávidas por retomar o controle das partes do território
ucraniano atualmente controladas por Kiev e que abrigam populações
desses respectivos países. Isso reduzirá ainda mais a população da
Ucrânia, cujos números já estão diminuindo. Tal fato é demonstrado pela
projeção de redução de sua população em 8 milhões até 2050, devido ao
crescimento da diáspora, à queda nas taxas de natalidade e à perda de
território e força econômica do país. A situação demográfica da Ucrânia
já era crítica antes da guerra, caracterizada por uma diáspora econômica
que dependia da estrutura social das famílias, com um aumento do
alcoolismo e uma tendência generalizada entre as mulheres, especialmente
no oeste da Ucrânia, de emigrar para o exterior para trabalhar como
cuidadoras e complementar os parcos orçamentos familiares. Não se deve
esquecer que, na Ucrânia pré-guerra, a perda do mercado russo para os
produtos ucranianos devido à sua reaproximação com o Ocidente levou a
uma crise em seu setor industrial e de mineração.
O esforço de guerra em que a União Europeia se envolveu está a
dilacerá-la por dentro, afastando os seus povos do consenso sobre a
construção de uma estrutura política e institucional comum. Isto é
especialmente verdade porque os tão alardeados fundamentos do direito
comunitário estão a ser facilmente violados, permitindo uma metamorfose
dos sistemas jurídicos de muitos países já membros, como os países
bálticos, ao aceitarem como legítimas as escolhas institucionais
ucranianas relativas à xenofobia, à liberdade religiosa, à repressão das
minorias linguísticas e à recusa em reconhecer as raízes culturais e
identitárias. Isto agrava-se ainda mais com a introdução, no sistema
jurídico comunitário, de práticas liberticidas que afetam os indivíduos
e a liberdade de pensamento e de crítica.
O resultado das eleições que ocorrerão em muitos países da União
Europeia, sobretudo em Itália e França, no próximo ano, contribuirá
certamente para o desenvolvimento deste processo. Contudo, o resultado
desastroso da guerra e o peso da derrota serão decisivos, deixando a
atual classe dominante da União Europeia com uma onda de vergonha e a
consciência da sua inconsistência e incompetência. Quando confrontadas
com a realidade, as pessoas não perdoam.
Gianni Cimbalo
https://www.ucadi.org/2026/09/06/lunione-europea-verso-la-rovina/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
- Prev by Date:
(pt) Italy, Sicilia Libertaria #470 - LITERATURA DE PRISÃO. "AS3" de Valerio Callieri (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
- Next by Date:
(pt) France, Monde Libertaire - ESCRITOS LIBERTÁRIOS 1948-1960, ALBERT CAMUS (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]
A-Infos Information Center