|
A - I n f o s
|
|
a multi-lingual news service by, for, and about anarchists
**
News in all languages
Last 40 posts (Homepage)
Last two
weeks' posts
Our
archives of old posts
The last 100 posts, according
to language
Greek_
中文 Chinese_
Castellano_
Catalan_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
_The.Supplement
The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours |
of past 30 days |
of 2002 |
of 2003 |
of 2004 |
of 2005 |
of 2006 |
of 2007 |
of 2008 |
of 2009 |
of 2010 |
of 2011 |
of 2012 |
of 2013 |
of 2014 |
of 2015 |
of 2016 |
of 2017 |
of 2018 |
of 2019 |
of 2020 |
of 2021 |
of 2022 |
of 2023 |
of 2024 |
of 2025 |
of 2026
Syndication Of A-Infos - including
RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups
(pt) Italy, UCADI #211 - CEUTA: vamos fazer bagunça (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
Date
Mon, 5 Oct 2026 06:20:52 +0300
Em 30 de julho de 2026, aproximadamente 60.000 pessoas (e mais de 1.000
mortes não registradas), impulsionadas por agentes de inteligência
marroquinos e possivelmente de outros países, com o auxílio da polícia
de fronteira marroquina, cruzaram a fronteira que divide o enclave de
Ceuta do Marrocos, invadindo efetivamente o território espanhol, mas que
não pertence nem à Europa nem ao Espaço Schengen . O êxodo teve origem
em uma série de notícias falsas que os levaram a acreditar que, ao
entrar em território espanhol, poderiam se beneficiar das medidas
implementadas pelo governo Sánchez, que concediam autorizações de
residência (não cidadania) a pessoas que estivessem na Espanha há anos e
tivessem emprego comprovado. Os migrantes, instigados a invadir Ceuta,
acreditavam, também com base em uma decisão do Supremo Tribunal de
Justiça da Espanha, que reconhece corretamente o direito dos
solicitantes de asilo de terem seus pedidos avaliados, que poderiam se
beneficiar dessa medida ao chegarem à Espanha metropolitana. Mas, para
isso acontecer, teriam que atravessar o canal, o que não era tarefa
fácil. Tratava-se, portanto, de uma invasão do Marrocos com o objetivo
de aquisição territorial.
É preciso reconhecer que Marrocos não é alheio a esses métodos
utilizados para resolver questões de política interna e externa que
afetam o país: basta lembrar a chamada "Marcha Verde" em novembro de
1975, liderada pelo próprio rei para obter o controle do Saara
Ocidental, antiga possessão espanhola, saqueando seus recursos minerais,
especialmente fosfatos, e os direitos de pesca ao longo de sua costa.
Vale lembrar que a marcha terminou com a aquisição de fato do território
por Marrocos e o assentamento de populações marroquinas na região,
expulsando as populações nativas, que foram forçadas a viver em
acampamentos no deserto em território argelino e a tentar resistir à
ocupação ilegítima de seu território por meio de guerrilha.
A mesma estratégia vem sendo defendida desde 12 de março de 2026 por
Michael Rubin, ex-funcionário do Pentágono e pesquisador sênior do
American Enterprise Institute (um influente think tank de política
externa), que publicou um comentário no site do instituto, segundo o
qual os EUA deveriam reconhecer Ceuta e Melilla como território
marroquino ocupado, seguindo o reconhecimento, por Trump em seu primeiro
mandato, da soberania marroquina sobre o Saara Ocidental e a
recomendação de Rabat de enviar tratores à fronteira e entrar em Ceuta e
Melilla desarmados, hasteando a bandeira marroquina.
A pressão dos EUA para atacar a Espanha foi reforçada em abril por
declarações de Mario Díaz-Balart, presidente do Comitê de Segurança
Nacional do Congresso dos EUA e assessor de Rubio, que disse ao jornal
"El Español" que Ceuta e Melilla não estão em território espanhol, mas
sim marroquino. Israelenses, no "Ynet", um dos principais sites de
notícias do país, questionaram: "Os Acordos de Abraão chegam ao
Estreito. Como Israel pode ajudar Marrocos a recuperar seu norte?". Eles
identificaram o apoio por meio de canais preferenciais com Washington
como a principal via e defenderam um ataque à Espanha, que reconhece a
Palestina, mas mantém seus enclaves africanos. Isso daria substância aos
Acordos de Abraão e puniria um membro da OTAN que repetidamente obstruiu
as ações da aliança.
Plenamente ciente dessas circunstâncias, o governo espanhol respondeu à
tentativa de invasão fechando todos os estabelecimentos comerciais em
Ceuta e tornando a cidade inabitável, forçando mais de 50.000 pessoas a
retornarem imediatamente para Marrocos. Mas, a essa altura, a campanha
publicitária da iniciativa já havia atingido seu pleno efeito:
aterrorizar a opinião pública europeia com a ameaça de uma invasão. A
Itália e a Dinamarca pediram a suspensão do Espaço Schengen, afirmando
que esses migrantes poderiam entrar na Europa, e promoveram uma reunião
dos ministros do Interior de 22 países europeus, que também contou com a
presença da Áustria, Bulgária, Croácia, Estônia, Alemanha, Hungria,
Lituânia, Holanda, Romênia, Eslováquia, Bélgica, República Tcheca,
Chipre, Grécia, Finlândia, Letônia, Malta, Polônia e Eslovênia.
Marrocos como um "agente provocador"
Cientes de que isso foi uma provocação, devemos nos perguntar quem a
orquestrou, por que escolheram Marrocos como agente para executá-la e
quem tem interesse em causar problemas ao governo de Sánchez. Como os
fatos demonstram, os Estados Unidos, em primeiro lugar, não assimilaram
a recusa de Sánchez em usar bases americanas na Espanha como ponto de
partida para um ataque ao Irã; outro fator é a política de Sánchez em
relação ao Estado de Israel.
Marrocos é um aliado próximo dos Estados Unidos, tendo assinado o Pacto
de Abraão, que reconhece Israel. O país serve, na prática, como uma
cabeça de ponte americana na África, permitindo-lhe penetrar em um
continente onde os Estados Unidos estão cada vez mais marginalizados.
Além disso, como é sabido, Marrocos é um país amplamente infiltrado por
Israel, que controla sua classe dominante e a grande mídia. A forte,
embora pequena, comunidade judaica que atua no país há séculos é bem
recebida, forte e protegida por seu soberano. Um soberano, porém, que
permanece distante do país, vive na França e delegou a gestão do Estado
à sua corte, composta por latifundiários ricos e proprietários dos
grandes conglomerados industriais e de mineração que dominam o país. O
elo entre a classe dominante marroquina e as finanças internacionais tem
sido historicamente André Azoulay, conselheiro econômico do Rei Hassan
II (de 1991 a 1999) e de seu filho Muhammad VI, e também membro do
Conselho do Banque Paris-Bass, além de representante da comunidade
judaica marroquina, que efetivamente orientou a política marroquina. O
papel da comunidade judaica na política marroquina foi consagrado na
reforma constitucional de 2011, que, entre outras coisas, reconheceu sua
importância para a vida do país.
Mas o sistema econômico marroquino também depende da União Europeia para
se desenvolver, para o que opera por meio de lobby na Comissão Europeia
em Bruxelas. Esses lobistas corrompem funcionários e políticos europeus,
como vários casos recentemente revelados (Quatargate 2022) demonstraram.
Eles também envolveram autoridades eleitas tanto da direita quanto da
esquerda para obter concessões para a economia agrícola e as exportações
de Marrocos, competindo com a produção dos países europeus do
Mediterrâneo por meio de tratamento preferencial, obtenção de
reconhecimento dos direitos de pesca e cobertura política para a
ocupação do povo saarauí.
Marrocos é um Estado muçulmano cujo governante se considera o herdeiro
direto de Maomé e, portanto, uma figura sagrada, que se aproveita de sua
posição institucional para exercer um controle rígido sobre a prática da
religião, apesar de professar um islamismo moderado. O Ministério de
Estudos Islâmicos do governo marroquino administra todas as mesquitas na
Europa, em sua maioria do rito Malaki, financiadas por Marrocos. Essas
mesquitas, juntamente com as da Turquia, constituem uma das redes mais
fortes de estruturas religiosas islâmicas no continente europeu. O
governo exerce um controle rigoroso sobre elas e, por meio delas, sobre
a população migrante que ali se concentra, garantindo plena cooperação
com os sistemas de segurança ocidentais, especialmente no monitoramento
da segunda e terceira gerações, para combater a reislamização. Por essa
combinação de razões, as autoridades policiais marroquinas são bem
vistas nos círculos de segurança europeus, que estão dispostos a fechar
os olhos, ou até mesmo a desviar o olhar, para suas atividades.
O efeito de imagem de Ceuta
Mesmo com a recusa de entrada de 60 mil pessoas, o "efeito de imagem" de
uma avalanche humana invadindo um território que se autodenomina
europeu, mas que na verdade é estrangeiro ao continente, continua a se
desenrolar e servirá como um alerta e um sinal de alerta, legitimando as
políticas de segurança de Meloni e da primeira-ministra dinamarquesa,
uma autoproclamada socialista. Esta última é conhecida por sua gestão
econômica desastrosa, não tanto pela emigração em si, mas por ter
dilapidado a riqueza do país para financiar a guerra na Ucrânia. Agora
que vê o alto padrão de vida da população comprometido, ela precisa da
luta contra a emigração para sustentar suas ações questionáveis. Depois
de ser um dos aliados mais fiéis e imprudentes dos EUA, a Dinamarca se
vê pressionada por Trump, que exige a Groenlândia, território explorado
pelo país com políticas coloniais e a esterilização de suas populações
nativas.
A busca por soluções para o problema da migração por meio da
terceirização do fluxo migratório, com a criação de polos de acolhimento
em países como Albânia, Kosovo e Ruanda, fracassou miseravelmente. Isso
ignora as verdadeiras razões por trás das medidas implementadas pelo
governo Sánchez, que, sem qualquer especulação, visam regularizar e
regularizar o mercado de trabalho interno da Espanha, combater o
trabalho não declarado, promover a integração e permitir que os
trabalhadores migrantes entrem plenamente no sistema tributário
espanhol. Isso é especialmente verdadeiro, visto que muitos desses
trabalhadores vêm de países da América Latina, onde pessoas de língua
espanhola e de diversas culturas se integram mais facilmente do que
migrantes de outros países. O que é invejável na Espanha neste momento é
o fato de ser o único país com uma taxa de crescimento econômico
superior à de
todos os outros países da UE. Isso se deve precisamente ao fato de a
Espanha ter elaborado estratégias políticas e planos de desenvolvimento
econômico visionários, abordando as crescentes necessidades energéticas
por meio do desenvolvimento de energias renováveis. Deve-se dizer, no
entanto, que essas políticas estão sendo questionadas por escândalos que
afetam o governo, devido ao comportamento de alguns de seus membros ou
de suas famílias. Contudo, em termos factuais, elas são particularmente
eficazes.
Ao caírem na armadilha de encarar os eventos em Ceuta como uma invasão e
como prova do fracasso da política de imigração do governo Sánchez, os
espanhóis, e até mesmo a esquerda, acabariam por fazer o jogo dos
partidos de direita em todos os países europeus, que com razão veem a
Espanha como uma alternativa às suas próprias políticas e temem a
disseminação do apoio às políticas do governo espanhol.
O fim da solidariedade da União Europeia
A reação desorganizada de Meloni e Frederiksen aos eventos em Ceuta, e o
fracasso retumbante da reunião de ministros do Interior convocada pelos
dois primeiros-ministros, que aproveitaram a oportunidade para suspender
o Acordo de Schengen, revelam muito sobre a necessidade desses governos
de encobrir seus repetidos fracassos nas políticas social, econômica e
externa com políticas migratórias. O fracasso de suas estratégias de
contenção migratória, baseadas em pontos críticos em países terceiros e
repatriações, embora endossadas pela União Europeia com o recente acordo
sobre a nova gestão migratória, é demonstrado pelo aumento do conflito
sobre essa questão entre diferentes países e pela decisão da Alemanha de
enviar migrantes de volta aos seus países de origem, acentuando a crise
política geral dentro da União e a solidariedade entre os diversos
países. As necessidades das políticas dos países do norte da Europa e as
dos países mediterrâneos de origem dos migrantes são muito diferentes.
Equipe Editorial
https://www.ucadi.org/2026/09/06/ceuta-facimme-ammuina/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
- Prev by Date:
(pt) Italy, Sicilia Libertaria #470 - INTERVENÇÃO Tiroteio em Palermo (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
- Next by Date:
(pt) France, OCL CA #362 - Cargos OCL: COMO NÓS VEMOS... (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]
A-Infos Information Center