A - I n f o s

a multi-lingual news service by, for, and about anarchists **
News in all languages
Last 40 posts (Homepage) Last two weeks' posts Our archives of old posts

The last 100 posts, according to language
Greek_ 中文 Chinese_ Castellano_ Catalan_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_ _The.Supplement

The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours | of past 30 days | of 2002 | of 2003 | of 2004 | of 2005 | of 2006 | of 2007 | of 2008 | of 2009 | of 2010 | of 2011 | of 2012 | of 2013 | of 2014 | of 2015 | of 2016 | of 2017 | of 2018 | of 2019 | of 2020 | of 2021 | of 2022 | of 2023 | of 2024 | of 2025 | of 2026

Syndication Of A-Infos - including RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups

(pt) Italy, UCADI #211 - CEUTA: vamos fazer bagunça (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]

Date Mon, 5 Oct 2026 06:20:52 +0300


Em 30 de julho de 2026, aproximadamente 60.000 pessoas (e mais de 1.000 mortes não registradas), impulsionadas por agentes de inteligência marroquinos e possivelmente de outros países, com o auxílio da polícia de fronteira marroquina, cruzaram a fronteira que divide o enclave de Ceuta do Marrocos, invadindo efetivamente o território espanhol, mas que não pertence nem à Europa nem ao Espaço Schengen . O êxodo teve origem em uma série de notícias falsas que os levaram a acreditar que, ao entrar em território espanhol, poderiam se beneficiar das medidas implementadas pelo governo Sánchez, que concediam autorizações de residência (não cidadania) a pessoas que estivessem na Espanha há anos e tivessem emprego comprovado. Os migrantes, instigados a invadir Ceuta, acreditavam, também com base em uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça da Espanha, que reconhece corretamente o direito dos solicitantes de asilo de terem seus pedidos avaliados, que poderiam se beneficiar dessa medida ao chegarem à Espanha metropolitana. Mas, para isso acontecer, teriam que atravessar o canal, o que não era tarefa fácil. Tratava-se, portanto, de uma invasão do Marrocos com o objetivo de aquisição territorial.
É preciso reconhecer que Marrocos não é alheio a esses métodos utilizados para resolver questões de política interna e externa que afetam o país: basta lembrar a chamada "Marcha Verde" em novembro de 1975, liderada pelo próprio rei para obter o controle do Saara Ocidental, antiga possessão espanhola, saqueando seus recursos minerais, especialmente fosfatos, e os direitos de pesca ao longo de sua costa. Vale lembrar que a marcha terminou com a aquisição de fato do território por Marrocos e o assentamento de populações marroquinas na região, expulsando as populações nativas, que foram forçadas a viver em acampamentos no deserto em território argelino e a tentar resistir à ocupação ilegítima de seu território por meio de guerrilha.
A mesma estratégia vem sendo defendida desde 12 de março de 2026 por Michael Rubin, ex-funcionário do Pentágono e pesquisador sênior do American Enterprise Institute (um influente think tank de política externa), que publicou um comentário no site do instituto, segundo o qual os EUA deveriam reconhecer Ceuta e Melilla como território marroquino ocupado, seguindo o reconhecimento, por Trump em seu primeiro mandato, da soberania marroquina sobre o Saara Ocidental e a recomendação de Rabat de enviar tratores à fronteira e entrar em Ceuta e Melilla desarmados, hasteando a bandeira marroquina.
A pressão dos EUA para atacar a Espanha foi reforçada em abril por declarações de Mario Díaz-Balart, presidente do Comitê de Segurança Nacional do Congresso dos EUA e assessor de Rubio, que disse ao jornal "El Español" que Ceuta e Melilla não estão em território espanhol, mas sim marroquino. Israelenses, no "Ynet", um dos principais sites de notícias do país, questionaram: "Os Acordos de Abraão chegam ao Estreito. Como Israel pode ajudar Marrocos a recuperar seu norte?". Eles identificaram o apoio por meio de canais preferenciais com Washington como a principal via e defenderam um ataque à Espanha, que reconhece a Palestina, mas mantém seus enclaves africanos. Isso daria substância aos Acordos de Abraão e puniria um membro da OTAN que repetidamente obstruiu as ações da aliança.
Plenamente ciente dessas circunstâncias, o governo espanhol respondeu à tentativa de invasão fechando todos os estabelecimentos comerciais em Ceuta e tornando a cidade inabitável, forçando mais de 50.000 pessoas a retornarem imediatamente para Marrocos. Mas, a essa altura, a campanha publicitária da iniciativa já havia atingido seu pleno efeito: aterrorizar a opinião pública europeia com a ameaça de uma invasão. A Itália e a Dinamarca pediram a suspensão do Espaço Schengen, afirmando que esses migrantes poderiam entrar na Europa, e promoveram uma reunião dos ministros do Interior de 22 países europeus, que também contou com a presença da Áustria, Bulgária, Croácia, Estônia, Alemanha, Hungria, Lituânia, Holanda, Romênia, Eslováquia, Bélgica, República Tcheca, Chipre, Grécia, Finlândia, Letônia, Malta, Polônia e Eslovênia.

Marrocos como um "agente provocador"

Cientes de que isso foi uma provocação, devemos nos perguntar quem a orquestrou, por que escolheram Marrocos como agente para executá-la e quem tem interesse em causar problemas ao governo de Sánchez. Como os fatos demonstram, os Estados Unidos, em primeiro lugar, não assimilaram a recusa de Sánchez em usar bases americanas na Espanha como ponto de partida para um ataque ao Irã; outro fator é a política de Sánchez em relação ao Estado de Israel.
Marrocos é um aliado próximo dos Estados Unidos, tendo assinado o Pacto de Abraão, que reconhece Israel. O país serve, na prática, como uma cabeça de ponte americana na África, permitindo-lhe penetrar em um continente onde os Estados Unidos estão cada vez mais marginalizados. Além disso, como é sabido, Marrocos é um país amplamente infiltrado por Israel, que controla sua classe dominante e a grande mídia. A forte, embora pequena, comunidade judaica que atua no país há séculos é bem recebida, forte e protegida por seu soberano. Um soberano, porém, que permanece distante do país, vive na França e delegou a gestão do Estado à sua corte, composta por latifundiários ricos e proprietários dos grandes conglomerados industriais e de mineração que dominam o país. O elo entre a classe dominante marroquina e as finanças internacionais tem sido historicamente André Azoulay, conselheiro econômico do Rei Hassan II (de 1991 a 1999) e de seu filho Muhammad VI, e também membro do Conselho do Banque Paris-Bass, além de representante da comunidade judaica marroquina, que efetivamente orientou a política marroquina. O papel da comunidade judaica na política marroquina foi consagrado na reforma constitucional de 2011, que, entre outras coisas, reconheceu sua importância para a vida do país.
Mas o sistema econômico marroquino também depende da União Europeia para se desenvolver, para o que opera por meio de lobby na Comissão Europeia em Bruxelas. Esses lobistas corrompem funcionários e políticos europeus, como vários casos recentemente revelados (Quatargate 2022) demonstraram. Eles também envolveram autoridades eleitas tanto da direita quanto da esquerda para obter concessões para a economia agrícola e as exportações de Marrocos, competindo com a produção dos países europeus do Mediterrâneo por meio de tratamento preferencial, obtenção de reconhecimento dos direitos de pesca e cobertura política para a ocupação do povo saarauí.
Marrocos é um Estado muçulmano cujo governante se considera o herdeiro direto de Maomé e, portanto, uma figura sagrada, que se aproveita de sua posição institucional para exercer um controle rígido sobre a prática da religião, apesar de professar um islamismo moderado. O Ministério de Estudos Islâmicos do governo marroquino administra todas as mesquitas na Europa, em sua maioria do rito Malaki, financiadas por Marrocos. Essas mesquitas, juntamente com as da Turquia, constituem uma das redes mais fortes de estruturas religiosas islâmicas no continente europeu. O governo exerce um controle rigoroso sobre elas e, por meio delas, sobre a população migrante que ali se concentra, garantindo plena cooperação com os sistemas de segurança ocidentais, especialmente no monitoramento da segunda e terceira gerações, para combater a reislamização. Por essa combinação de razões, as autoridades policiais marroquinas são bem vistas nos círculos de segurança europeus, que estão dispostos a fechar os olhos, ou até mesmo a desviar o olhar, para suas atividades.

O efeito de imagem de Ceuta

Mesmo com a recusa de entrada de 60 mil pessoas, o "efeito de imagem" de uma avalanche humana invadindo um território que se autodenomina europeu, mas que na verdade é estrangeiro ao continente, continua a se desenrolar e servirá como um alerta e um sinal de alerta, legitimando as políticas de segurança de Meloni e da primeira-ministra dinamarquesa, uma autoproclamada socialista. Esta última é conhecida por sua gestão econômica desastrosa, não tanto pela emigração em si, mas por ter dilapidado a riqueza do país para financiar a guerra na Ucrânia. Agora que vê o alto padrão de vida da população comprometido, ela precisa da luta contra a emigração para sustentar suas ações questionáveis. Depois de ser um dos aliados mais fiéis e imprudentes dos EUA, a Dinamarca se vê pressionada por Trump, que exige a Groenlândia, território explorado pelo país com políticas coloniais e a esterilização de suas populações nativas.
A busca por soluções para o problema da migração por meio da terceirização do fluxo migratório, com a criação de polos de acolhimento em países como Albânia, Kosovo e Ruanda, fracassou miseravelmente. Isso ignora as verdadeiras razões por trás das medidas implementadas pelo governo Sánchez, que, sem qualquer especulação, visam regularizar e regularizar o mercado de trabalho interno da Espanha, combater o trabalho não declarado, promover a integração e permitir que os trabalhadores migrantes entrem plenamente no sistema tributário espanhol. Isso é especialmente verdadeiro, visto que muitos desses trabalhadores vêm de países da América Latina, onde pessoas de língua espanhola e de diversas culturas se integram mais facilmente do que migrantes de outros países. O que é invejável na Espanha neste momento é o fato de ser o único país com uma taxa de crescimento econômico superior à de
todos os outros países da UE. Isso se deve precisamente ao fato de a Espanha ter elaborado estratégias políticas e planos de desenvolvimento econômico visionários, abordando as crescentes necessidades energéticas por meio do desenvolvimento de energias renováveis. Deve-se dizer, no entanto, que essas políticas estão sendo questionadas por escândalos que afetam o governo, devido ao comportamento de alguns de seus membros ou de suas famílias. Contudo, em termos factuais, elas são particularmente eficazes.
Ao caírem na armadilha de encarar os eventos em Ceuta como uma invasão e como prova do fracasso da política de imigração do governo Sánchez, os espanhóis, e até mesmo a esquerda, acabariam por fazer o jogo dos partidos de direita em todos os países europeus, que com razão veem a Espanha como uma alternativa às suas próprias políticas e temem a disseminação do apoio às políticas do governo espanhol.

O fim da solidariedade da União Europeia

A reação desorganizada de Meloni e Frederiksen aos eventos em Ceuta, e o fracasso retumbante da reunião de ministros do Interior convocada pelos dois primeiros-ministros, que aproveitaram a oportunidade para suspender o Acordo de Schengen, revelam muito sobre a necessidade desses governos de encobrir seus repetidos fracassos nas políticas social, econômica e externa com políticas migratórias. O fracasso de suas estratégias de contenção migratória, baseadas em pontos críticos em países terceiros e repatriações, embora endossadas pela União Europeia com o recente acordo sobre a nova gestão migratória, é demonstrado pelo aumento do conflito sobre essa questão entre diferentes países e pela decisão da Alemanha de enviar migrantes de volta aos seus países de origem, acentuando a crise política geral dentro da União e a solidariedade entre os diversos países. As necessidades das políticas dos países do norte da Europa e as dos países mediterrâneos de origem dos migrantes são muito diferentes.

Equipe Editorial

https://www.ucadi.org/2026/09/06/ceuta-facimme-ammuina/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center