|
A - I n f o s
|
|
a multi-lingual news service by, for, and about anarchists
**
News in all languages
Last 40 posts (Homepage)
Last two
weeks' posts
Our
archives of old posts
The last 100 posts, according
to language
Greek_
中文 Chinese_
Castellano_
Catalan_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
_The.Supplement
The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours |
of past 30 days |
of 2002 |
of 2003 |
of 2004 |
of 2005 |
of 2006 |
of 2007 |
of 2008 |
of 2009 |
of 2010 |
of 2011 |
of 2012 |
of 2013 |
of 2014 |
of 2015 |
of 2016 |
of 2017 |
of 2018 |
of 2019 |
of 2020 |
of 2021 |
of 2022 |
of 2023 |
of 2024 |
of 2025 |
of 2026
Syndication Of A-Infos - including
RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups
(pt) France, Soc.Lib: A QUESTÃO DO FEMINISMO (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]
Date
Thu, 1 Oct 2026 07:49:30 +0300
"Não basta dizer: "Devemos visar as mulheres através da nossa propaganda
e atraí-las para as nossas fileiras." ---- Precisamos ir muito, muito
além disso. A vasta maioria dos camaradas homens - com exceção de meia
dúzia de indivíduos bem-intencionados - tem suas mentes contaminadas
pelas ideias burguesas mais comuns. Mesmo que se insurjam contra a
propriedade, fundamentalmente possuem uma mentalidade de propriedade.
Mesmo que se enfureçam contra a escravidão, são os mais cruéis dos
"mestres". Mesmo que expressem sua fúria contra o monopólio, são os
monopolistas mais ferrenhos. E tudo isso deriva da ideia mais falsa que
a humanidade já conseguiu conceber: a suposta "inferioridade da mulher".
Uma concepção errônea que provavelmente atrasou a evolução da
civilização por séculos.
O mais humilde escravo, ao cruzar a soleira de sua casa, torna-se senhor
e mestre. Seu menor capricho transforma-se em ordem categórica para as
mulheres de sua casa. Aquele que, apenas dez minutos antes, tinha que
engolir a amarga pílula da humilhação burguesa, agora se ergue como um
tirano e força essas criaturas infelizes a engolir a amarga pílula de
sua suposta inferioridade...
De tempos em tempos, eu tinha a oportunidade de iniciar uma conversa com
um camarada que me parecia bastante sensível e a quem eu ouvira
enfatizar a necessidade da presença feminina em nosso movimento. Certo
dia, houve uma conferência no Centro e eu lhe perguntei:
"E sua parceira? Por que ela não está participando da conferência?"
Sua resposta me deixou sem palavras.
"Ela já tem muito o que fazer cuidando de mim e dos meus filhos."
Em outra ocasião, eu estava nos corredores do tribunal. Estava com um
camarada que ocupava um cargo de responsabilidade. Uma advogada saiu de
uma das salas, talvez representando alguém da classe trabalhadora. Meu
companheiro lançou-lhe um olhar demorado de soslaio e murmurou, com um
sorriso zombeteiro nos lábios:
"Eu diria para pessoas assim irem embora."
Esses dois episódios aparentemente banais revelam muito sobre uma triste
realidade.
Em primeiro lugar, dizem-nos que temos negligenciado algo muito
importante: que, enquanto concentramos todas as nossas energias na
agitação, negligenciamos o aspecto educativo. Que a nossa propaganda
destinada a recrutar mulheres não deve ser dirigida às mulheres, mas aos
nossos camaradas homens. Que devemos começar por banir a ideia de
superioridade das suas mentes. Que, quando dizemos que todos os seres
humanos são iguais, "seres humanos" inclui também as mulheres, mesmo que
estejam atoladas em tarefas domésticas e rodeadas de panelas,
frigideiras e animais de estimação. Devemos dizer-lhes que as mulheres
possuem um intelecto como o deles, uma sensibilidade aguçada e um desejo
ardente de progresso; que, antes de impor ordem na sociedade, devem
fazê-lo nas suas próprias casas; que aquilo com que sonham para o futuro
- igualdade e justiça - devem praticar aqui e agora em relação aos
membros das suas próprias famílias; É absurdo pedir a uma mulher que
compreenda os problemas que a humanidade enfrenta se ele não lhe permite
primeiro olhar para dentro de si mesma, se não garante que a mulher com
quem partilha a vida esteja consciente da sua individualidade, se, em
suma, não lhe concede, antes de mais nada, o estatuto de indivíduo...
Há muitos camaradas homens que desejam genuinamente ver as mulheres
contribuírem para a luta; mas esse desejo não provoca qualquer mudança
em suas ideias sobre as mulheres; eles buscam a cooperação delas como um
meio de vislumbrar a perspectiva de vitória, como uma contribuição
estratégica, na verdade, sem se permitirem um momento sequer para pensar
na autonomia das mulheres ou sem deixar de se considerarem o centro do
universo...
Uma certa reunião de propaganda sindical, à qual assisti, está gravada
na minha memória. Aconteceu numa pequena cidade do interior. Antes do
início da reunião, fui abordado por um camarada, membro do comitê local
mais importante... Através do seu entusiasmo transbordante pela "sublime
vocação" das mulheres, o argumento bruto apresentado por Oken - a quem
ele provavelmente não conhecia, mas com quem estava ligado pelo laço
invisível do atavismo - tornou-se clara e precisamente evidente:
"A mulher representa apenas o meio, não o fim da natureza. A natureza
tem apenas um fim, um objeto: o homem."
...Ele estava reclamando de algo que, pelo que eu podia perceber, era a
principal fonte de satisfação: o fato de as mulheres terem rompido com a
tradição que as tornava dependentes dos homens e estarem entrando no
mercado de trabalho em busca de independência econômica. Isso o
entristecia e me agradava, porque eu sabia que o contato com a rua e a
atividade social proporcionariam um estímulo que, por sua vez,
despertaria seu senso de individualidade.
A queixa dela era a queixa universal de alguns anos antes, quando as
mulheres começaram a deixar o lar para trabalhar nas fábricas e
oficinas. Podemos concluir disso que prejudicou a causa do proletariado?
A integração das mulheres na força de trabalho, coincidindo com a
introdução de máquinas na indústria, apenas intensificou a competição
entre os trabalhadores e levou a uma queda significativa nos salários.
À primeira vista, poderíamos dizer que os trabalhadores homens estavam
certos. Mas, se analisássemos a fundo e explorássemos o cerne da
questão, descobriríamos que o resultado poderia ter sido muito diferente
se os trabalhadores não tivessem sido levados ao erro por sua
hostilidade em relação às mulheres, baseada em uma suposta inferioridade
feminina...
A luta foi travada com base nessa suposta inferioridade; salários mais
baixos eram tolerados e as mulheres eram excluídas das organizações de
classe sob a alegação de que o trabalho assalariado não era vocação
feminina. Foi sobre essa base que se construiu a competição desleal
entre os sexos. A ideia da mulher como supervisora da máquina
alinhava-se bem com a noção predominante do espírito feminino na época,
e assim começaram a empregar mulheres que, convencidas pela antiga ideia
de sua inferioridade, não faziam nenhuma tentativa de impor limites aos
abusos capitalistas. Os homens se viam relegados às tarefas mais árduas
e especializadas.
Se, em vez de se comportarem dessa maneira, os trabalhadores tivessem
aberto espaço para as mulheres, incentivando-as e colocando-as em pé de
igualdade, aceitando-as desde o início nas organizações de classe e
exigindo igualdade de condições entre os sexos por parte dos
empregadores, o resultado teria sido radicalmente diferente.
Inicialmente, sua superioridade física lhes teria garantido prioridade
junto aos empregadores, já que o custo de empregar uma pessoa mais fraca
seria o mesmo que o de uma mais forte. E, no caso das mulheres, seu
desejo de ascensão social teria sido despertado e, unidas aos homens nas
organizações de classe, juntas poderiam ter alcançado um progresso maior
e mais rápido no caminho da libertação.
Atualmente, a teoria da inferioridade intelectual das mulheres tornou-se
obsoleta; um número significativo de mulheres de todas as classes
sociais forneceu provas concretas da falsidade desse dogma, por exemplo,
demonstrando o excelente nível de seus talentos em todas as áreas da
atividade humana...
Mas, justamente quando o caminho parecia estar se abrindo, um novo dogma
- desta vez com uma aparência de base científica - surge no caminho das
mulheres e ergue novas barreiras contra o progresso...
Em vez do dogma da inferioridade intelectual, temos agora o da
diferenciação sexual. O ponto de discórdia não é mais, como há um
século, se a mulher é superior ou inferior; o argumento é que ela é
diferente. Não se trata mais de um cérebro mais pesado ou mais leve,
maior ou mais volumoso, mas sim de órgãos esponjosos, chamados glândulas
secretoras, que conferem à criança um caráter específico, determinando
seu sexo e, consequentemente, seu papel na sociedade...
Segundo a teoria da diferenciação, a mulher nada mais é do que um útero
tirânico cujas influências nocivas são sentidas até nos recônditos mais
remotos do cérebro; toda a vida psíquica da mulher obedece a um processo
biológico que nada mais é do que o processo de gestação... A ciência tem
mexido nos termos sem tocar na essência deste axioma: "Nascimento,
gestação e morte". A única e verdadeira perspectiva feminista.
Claramente, houve uma tentativa de apresentar essa conclusão de uma
forma excessivamente elogiosa. Nos dizem:
"A vocação da mulher é a mais elaborada e sublime que a natureza pode
oferecer; ela é a mãe, a guia, a educadora da humanidade do futuro."
Mas a questão é direcionar cada um de seus movimentos, toda a sua vida,
toda a sua educação, para esse único objetivo: o único que parece ser
compatível com a sua natureza.
Assim, temos agora as noções de feminilidade e maternidade reunidas.
Porque parece que os sábios não encontraram um terreno comum; ao longo
dos tempos, o costume tem sido um louvor místico à maternidade; até
agora, o louvor era reservado à mãe prolífica, aquela que deu à luz
heróis, santos, redentores ou tiranos; de agora em diante, será
reservado à mãe eugênica, à concebedora, à gestante, à mãe biológica
imaculada...
Eu disse que tínhamos as noções de feminilidade e maternidade
combinadas, mas estava enganada; já temos algo pior: a noção de
maternidade eclipsando a de feminilidade, a função aniquilando o indivíduo.
Poder-se-ia dizer que, ao longo da história, o mundo masculino oscilou,
em sua relação com as mulheres, entre as duas noções extremas de
prostituta e mãe, entre o abjeto e o sublime, sem jamais se fixar no
aspecto estritamente humano: a mulher. A mulher como indivíduo,
racional, capaz de pensar, autônoma...
A mãe é produto da reação brutal do homem contra a prostituta, que ele
vê em toda mulher. É a deificação do útero que o abrigou.
Mas - e não nos escandalizemos, pois estamos entre anarquistas e nosso
compromisso fundamental é chamar as coisas pelos seus nomes e derrubar
ideias errôneas, por mais prestigiosas que sejam - a mãe como um bem
para a sociedade tem sido, portanto, apenas a manifestação de um
instinto, um instinto que é tanto mais virulento porque a vida da mulher
tem sido reduzida a ele durante anos; mas um instinto, no entanto, com
exceção de algumas mulheres superiores que adquiriram o status de seres
sensíveis.
A mulher, ao contrário, é um indivíduo, um ser pensante, uma entidade
mais complexa. Ao focarmos na mãe, buscamos banir a mulher, quando
poderíamos ter tanto a mulher quanto a mãe, porque a feminilidade jamais
exclui a maternidade.
Você menospreza as mulheres como agentes determinantes na sociedade,
atribuindo-lhes o status de receptoras passivas. Você menospreza a
contribuição direta de uma mulher inteligente, preferindo a
contribuição, talvez inepta, de um homem. Repito: precisamos chamar as
coisas pelos seus nomes. Mulheres são mulheres antes de tudo. Só se elas
forem mulheres é que vocês terão as mães de que precisam.
O que me choca é que camaradas homens, que se definem como anarquistas,
talvez deslumbrados pelo princípio científico em que o novo dogma alega
se basear, sejam capazes de defendê-lo. Ao vê-los, sou assaltado por
esta dúvida: se são anarquistas, não podem estar falando sério, e se
estão falando sério, não podem ser anarquistas.
Segundo a teoria da diferenciação, a mãe é o equivalente ao trabalhador.
Para um anarquista, um trabalhador é, antes de tudo, um homem, e, antes
de tudo, a mãe deve ser uma mulher. (Estou falando em sentido genérico.)
Porque, para um anarquista, o indivíduo vem em primeiro lugar...
Isso pode ser lamentável, mas as campanhas por maior liberdade sexual
nem sempre foram devidamente compreendidas pelos nossos jovens camaradas
do sexo masculino e, em muitas ocasiões, atraíram para as nossas
fileiras um grande número de jovens, homens e mulheres, que não têm o
menor interesse em questões sociais e estão simplesmente à procura de
aventuras românticas. Alguns interpretaram a liberdade como um convite
ao excesso e veem todas as mulheres que passam como alvo dos seus desejos...
Em nossos centros, raramente frequentados por mulheres jovens, notei que
as conversas entre os sexos nunca giram em torno de qualquer assunto,
muito menos de um tópico relacionado ao trabalho. No momento em que uma
jovem conhece alguém do sexo oposto, a questão do sexo a cativa, e o
amor livre parece ser o único assunto da conversa. E observei dois tipos
de reações femininas a isso. Uma é a rendição instantânea à sugestão;
nesse caso, não demora muito para que a mulher se torne um brinquedo dos
caprichos masculinos e perca completamente a noção de convivência
social. A outra é a desilusão: assim, a mulher que chegou com grandes
ambições e aspirações sai decepcionada e, eventualmente, se afasta de
nossas fileiras. Apenas algumas mulheres de caráter, que aprenderam a
avaliar o valor das coisas por si mesmas, conseguem superar isso.
Quanto à reação dos homens, é sempre a mesma, apesar de sua tão
alardeada educação sexual, e isso fica evidente quando, em seus vários
envolvimentos românticos com a mulher que considera uma "camarada", a
figura de Dom Juan se transforma em Otelo, e a mulher - se não o casal -
se perde para o movimento...
Em última análise, minha opinião ponderada é que a resolução deste
problema depende unicamente da resolução da questão econômica. Da
revolução. E nada mais. Qualquer outra coisa seria apenas dar um novo
nome à mesma velha escravidão. -
Lucía Sánchez Saornil , em Solidaridad Obrera , setembro-outubro de 1935
https://www.socialisme-libertaire.fr/2026/08/la-question-du-feminisme.html
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
- Prev by Date:
(pt) France, La Plateforme CL: Plataforma Archinov 3/4 - Seção de Construção (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]
- Next by Date:
(tr) Italy, FDCA, Cantiere #46 - İş Öldürüyor - Ruh Sağlığı: Cinsiyet ve Sınıf Meselesi - Ester Barahona Urruchi, Miranda de Ebro (ca, de, en, fr, it, pt)[makine çevirisi]
A-Infos Information Center