A - I n f o s

a multi-lingual news service by, for, and about anarchists **
News in all languages
Last 40 posts (Homepage) Last two weeks' posts Our archives of old posts

The last 100 posts, according to language
Greek_ 中文 Chinese_ Castellano_ Catalan_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_ _The.Supplement

The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours | of past 30 days | of 2002 | of 2003 | of 2004 | of 2005 | of 2006 | of 2007 | of 2008 | of 2009 | of 2010 | of 2011 | of 2012 | of 2013 | of 2014 | of 2015 | of 2016 | of 2017 | of 2018 | of 2019 | of 2020 | of 2021 | of 2022 | of 2023 | of 2024 | of 2025 | of 2026

Syndication Of A-Infos - including RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups

(pt) France, Soc.Lib: A QUESTÃO DO FEMINISMO (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]

Date Thu, 1 Oct 2026 07:49:30 +0300


"Não basta dizer: "Devemos visar as mulheres através da nossa propaganda e atraí-las para as nossas fileiras." ---- Precisamos ir muito, muito além disso. A vasta maioria dos camaradas homens - com exceção de meia dúzia de indivíduos bem-intencionados - tem suas mentes contaminadas pelas ideias burguesas mais comuns. Mesmo que se insurjam contra a propriedade, fundamentalmente possuem uma mentalidade de propriedade. Mesmo que se enfureçam contra a escravidão, são os mais cruéis dos "mestres". Mesmo que expressem sua fúria contra o monopólio, são os monopolistas mais ferrenhos. E tudo isso deriva da ideia mais falsa que a humanidade já conseguiu conceber: a suposta "inferioridade da mulher". Uma concepção errônea que provavelmente atrasou a evolução da civilização por séculos.

O mais humilde escravo, ao cruzar a soleira de sua casa, torna-se senhor e mestre. Seu menor capricho transforma-se em ordem categórica para as mulheres de sua casa. Aquele que, apenas dez minutos antes, tinha que engolir a amarga pílula da humilhação burguesa, agora se ergue como um tirano e força essas criaturas infelizes a engolir a amarga pílula de sua suposta inferioridade...

De tempos em tempos, eu tinha a oportunidade de iniciar uma conversa com um camarada que me parecia bastante sensível e a quem eu ouvira enfatizar a necessidade da presença feminina em nosso movimento. Certo dia, houve uma conferência no Centro e eu lhe perguntei:

"E sua parceira? Por que ela não está participando da conferência?"

Sua resposta me deixou sem palavras.

"Ela já tem muito o que fazer cuidando de mim e dos meus filhos."

Em outra ocasião, eu estava nos corredores do tribunal. Estava com um camarada que ocupava um cargo de responsabilidade. Uma advogada saiu de uma das salas, talvez representando alguém da classe trabalhadora. Meu companheiro lançou-lhe um olhar demorado de soslaio e murmurou, com um sorriso zombeteiro nos lábios:

"Eu diria para pessoas assim irem embora."

Esses dois episódios aparentemente banais revelam muito sobre uma triste realidade.

Em primeiro lugar, dizem-nos que temos negligenciado algo muito importante: que, enquanto concentramos todas as nossas energias na agitação, negligenciamos o aspecto educativo. Que a nossa propaganda destinada a recrutar mulheres não deve ser dirigida às mulheres, mas aos nossos camaradas homens. Que devemos começar por banir a ideia de superioridade das suas mentes. Que, quando dizemos que todos os seres humanos são iguais, "seres humanos" inclui também as mulheres, mesmo que estejam atoladas em tarefas domésticas e rodeadas de panelas, frigideiras e animais de estimação. Devemos dizer-lhes que as mulheres possuem um intelecto como o deles, uma sensibilidade aguçada e um desejo ardente de progresso; que, antes de impor ordem na sociedade, devem fazê-lo nas suas próprias casas; que aquilo com que sonham para o futuro - igualdade e justiça - devem praticar aqui e agora em relação aos membros das suas próprias famílias; É absurdo pedir a uma mulher que compreenda os problemas que a humanidade enfrenta se ele não lhe permite primeiro olhar para dentro de si mesma, se não garante que a mulher com quem partilha a vida esteja consciente da sua individualidade, se, em suma, não lhe concede, antes de mais nada, o estatuto de indivíduo...

Há muitos camaradas homens que desejam genuinamente ver as mulheres contribuírem para a luta; mas esse desejo não provoca qualquer mudança em suas ideias sobre as mulheres; eles buscam a cooperação delas como um meio de vislumbrar a perspectiva de vitória, como uma contribuição estratégica, na verdade, sem se permitirem um momento sequer para pensar na autonomia das mulheres ou sem deixar de se considerarem o centro do universo...

Uma certa reunião de propaganda sindical, à qual assisti, está gravada na minha memória. Aconteceu numa pequena cidade do interior. Antes do início da reunião, fui abordado por um camarada, membro do comitê local mais importante... Através do seu entusiasmo transbordante pela "sublime vocação" das mulheres, o argumento bruto apresentado por Oken - a quem ele provavelmente não conhecia, mas com quem estava ligado pelo laço invisível do atavismo - tornou-se clara e precisamente evidente:

"A mulher representa apenas o meio, não o fim da natureza. A natureza tem apenas um fim, um objeto: o homem."

...Ele estava reclamando de algo que, pelo que eu podia perceber, era a principal fonte de satisfação: o fato de as mulheres terem rompido com a tradição que as tornava dependentes dos homens e estarem entrando no mercado de trabalho em busca de independência econômica. Isso o entristecia e me agradava, porque eu sabia que o contato com a rua e a atividade social proporcionariam um estímulo que, por sua vez, despertaria seu senso de individualidade.

A queixa dela era a queixa universal de alguns anos antes, quando as mulheres começaram a deixar o lar para trabalhar nas fábricas e oficinas. Podemos concluir disso que prejudicou a causa do proletariado? A integração das mulheres na força de trabalho, coincidindo com a introdução de máquinas na indústria, apenas intensificou a competição entre os trabalhadores e levou a uma queda significativa nos salários.

À primeira vista, poderíamos dizer que os trabalhadores homens estavam certos. Mas, se analisássemos a fundo e explorássemos o cerne da questão, descobriríamos que o resultado poderia ter sido muito diferente se os trabalhadores não tivessem sido levados ao erro por sua hostilidade em relação às mulheres, baseada em uma suposta inferioridade feminina...

A luta foi travada com base nessa suposta inferioridade; salários mais baixos eram tolerados e as mulheres eram excluídas das organizações de classe sob a alegação de que o trabalho assalariado não era vocação feminina. Foi sobre essa base que se construiu a competição desleal entre os sexos. A ideia da mulher como supervisora da máquina alinhava-se bem com a noção predominante do espírito feminino na época, e assim começaram a empregar mulheres que, convencidas pela antiga ideia de sua inferioridade, não faziam nenhuma tentativa de impor limites aos abusos capitalistas. Os homens se viam relegados às tarefas mais árduas e especializadas.

Se, em vez de se comportarem dessa maneira, os trabalhadores tivessem aberto espaço para as mulheres, incentivando-as e colocando-as em pé de igualdade, aceitando-as desde o início nas organizações de classe e exigindo igualdade de condições entre os sexos por parte dos empregadores, o resultado teria sido radicalmente diferente. Inicialmente, sua superioridade física lhes teria garantido prioridade junto aos empregadores, já que o custo de empregar uma pessoa mais fraca seria o mesmo que o de uma mais forte. E, no caso das mulheres, seu desejo de ascensão social teria sido despertado e, unidas aos homens nas organizações de classe, juntas poderiam ter alcançado um progresso maior e mais rápido no caminho da libertação.

Atualmente, a teoria da inferioridade intelectual das mulheres tornou-se obsoleta; um número significativo de mulheres de todas as classes sociais forneceu provas concretas da falsidade desse dogma, por exemplo, demonstrando o excelente nível de seus talentos em todas as áreas da atividade humana...

Mas, justamente quando o caminho parecia estar se abrindo, um novo dogma - desta vez com uma aparência de base científica - surge no caminho das mulheres e ergue novas barreiras contra o progresso...

Em vez do dogma da inferioridade intelectual, temos agora o da diferenciação sexual. O ponto de discórdia não é mais, como há um século, se a mulher é superior ou inferior; o argumento é que ela é diferente. Não se trata mais de um cérebro mais pesado ou mais leve, maior ou mais volumoso, mas sim de órgãos esponjosos, chamados glândulas secretoras, que conferem à criança um caráter específico, determinando seu sexo e, consequentemente, seu papel na sociedade...

Segundo a teoria da diferenciação, a mulher nada mais é do que um útero tirânico cujas influências nocivas são sentidas até nos recônditos mais remotos do cérebro; toda a vida psíquica da mulher obedece a um processo biológico que nada mais é do que o processo de gestação... A ciência tem mexido nos termos sem tocar na essência deste axioma: "Nascimento, gestação e morte". A única e verdadeira perspectiva feminista.

Claramente, houve uma tentativa de apresentar essa conclusão de uma forma excessivamente elogiosa. Nos dizem:

"A vocação da mulher é a mais elaborada e sublime que a natureza pode oferecer; ela é a mãe, a guia, a educadora da humanidade do futuro."

Mas a questão é direcionar cada um de seus movimentos, toda a sua vida, toda a sua educação, para esse único objetivo: o único que parece ser compatível com a sua natureza.

Assim, temos agora as noções de feminilidade e maternidade reunidas. Porque parece que os sábios não encontraram um terreno comum; ao longo dos tempos, o costume tem sido um louvor místico à maternidade; até agora, o louvor era reservado à mãe prolífica, aquela que deu à luz heróis, santos, redentores ou tiranos; de agora em diante, será reservado à mãe eugênica, à concebedora, à gestante, à mãe biológica imaculada...

Eu disse que tínhamos as noções de feminilidade e maternidade combinadas, mas estava enganada; já temos algo pior: a noção de maternidade eclipsando a de feminilidade, a função aniquilando o indivíduo.

Poder-se-ia dizer que, ao longo da história, o mundo masculino oscilou, em sua relação com as mulheres, entre as duas noções extremas de prostituta e mãe, entre o abjeto e o sublime, sem jamais se fixar no aspecto estritamente humano: a mulher. A mulher como indivíduo, racional, capaz de pensar, autônoma...

A mãe é produto da reação brutal do homem contra a prostituta, que ele vê em toda mulher. É a deificação do útero que o abrigou.

Mas - e não nos escandalizemos, pois estamos entre anarquistas e nosso compromisso fundamental é chamar as coisas pelos seus nomes e derrubar ideias errôneas, por mais prestigiosas que sejam - a mãe como um bem para a sociedade tem sido, portanto, apenas a manifestação de um instinto, um instinto que é tanto mais virulento porque a vida da mulher tem sido reduzida a ele durante anos; mas um instinto, no entanto, com exceção de algumas mulheres superiores que adquiriram o status de seres sensíveis.

A mulher, ao contrário, é um indivíduo, um ser pensante, uma entidade mais complexa. Ao focarmos na mãe, buscamos banir a mulher, quando poderíamos ter tanto a mulher quanto a mãe, porque a feminilidade jamais exclui a maternidade.

Você menospreza as mulheres como agentes determinantes na sociedade, atribuindo-lhes o status de receptoras passivas. Você menospreza a contribuição direta de uma mulher inteligente, preferindo a contribuição, talvez inepta, de um homem. Repito: precisamos chamar as coisas pelos seus nomes. Mulheres são mulheres antes de tudo. Só se elas forem mulheres é que vocês terão as mães de que precisam.

O que me choca é que camaradas homens, que se definem como anarquistas, talvez deslumbrados pelo princípio científico em que o novo dogma alega se basear, sejam capazes de defendê-lo. Ao vê-los, sou assaltado por esta dúvida: se são anarquistas, não podem estar falando sério, e se estão falando sério, não podem ser anarquistas.

Segundo a teoria da diferenciação, a mãe é o equivalente ao trabalhador. Para um anarquista, um trabalhador é, antes de tudo, um homem, e, antes de tudo, a mãe deve ser uma mulher. (Estou falando em sentido genérico.) Porque, para um anarquista, o indivíduo vem em primeiro lugar...

Isso pode ser lamentável, mas as campanhas por maior liberdade sexual nem sempre foram devidamente compreendidas pelos nossos jovens camaradas do sexo masculino e, em muitas ocasiões, atraíram para as nossas fileiras um grande número de jovens, homens e mulheres, que não têm o menor interesse em questões sociais e estão simplesmente à procura de aventuras românticas. Alguns interpretaram a liberdade como um convite ao excesso e veem todas as mulheres que passam como alvo dos seus desejos...

Em nossos centros, raramente frequentados por mulheres jovens, notei que as conversas entre os sexos nunca giram em torno de qualquer assunto, muito menos de um tópico relacionado ao trabalho. No momento em que uma jovem conhece alguém do sexo oposto, a questão do sexo a cativa, e o amor livre parece ser o único assunto da conversa. E observei dois tipos de reações femininas a isso. Uma é a rendição instantânea à sugestão; nesse caso, não demora muito para que a mulher se torne um brinquedo dos caprichos masculinos e perca completamente a noção de convivência social. A outra é a desilusão: assim, a mulher que chegou com grandes ambições e aspirações sai decepcionada e, eventualmente, se afasta de nossas fileiras. Apenas algumas mulheres de caráter, que aprenderam a avaliar o valor das coisas por si mesmas, conseguem superar isso.

Quanto à reação dos homens, é sempre a mesma, apesar de sua tão alardeada educação sexual, e isso fica evidente quando, em seus vários envolvimentos românticos com a mulher que considera uma "camarada", a figura de Dom Juan se transforma em Otelo, e a mulher - se não o casal - se perde para o movimento...

Em última análise, minha opinião ponderada é que a resolução deste problema depende unicamente da resolução da questão econômica. Da revolução. E nada mais. Qualquer outra coisa seria apenas dar um novo nome à mesma velha escravidão. -

Lucía Sánchez Saornil , em Solidaridad Obrera , setembro-outubro de 1935

https://www.socialisme-libertaire.fr/2026/08/la-question-du-feminisme.html
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center