|
A - I n f o s
|
|
a multi-lingual news service by, for, and about anarchists
**
News in all languages
Last 40 posts (Homepage)
Last two
weeks' posts
Our
archives of old posts
The last 100 posts, according
to language
Greek_
中文 Chinese_
Castellano_
Catalan_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
_The.Supplement
The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours |
of past 30 days |
of 2002 |
of 2003 |
of 2004 |
of 2005 |
of 2006 |
of 2007 |
of 2008 |
of 2009 |
of 2010 |
of 2011 |
of 2012 |
of 2013 |
of 2014 |
of 2015 |
of 2016 |
of 2017 |
of 2018 |
of 2019 |
of 2020 |
of 2021 |
of 2022 |
of 2023 |
of 2024 |
of 2025 |
of 2026
Syndication Of A-Infos - including
RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups
(pt) Italy, Sicilia Libertaria #470 -[Palestina]CINEMA. O Mar (Il Mare, 2025) de Shai Carmeli-Pollak Viajando para chegar ao mar (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
Date
Thu, 8 Oct 2026 08:25:46 +0300
O cinema italiano, diga-se de passagem, é um antro de imbecilidade
coroado com Leões, Davids, Nastris, Globos de Ouro, Ciak d'Oro... onde o
evento mais acompanhado nos noticiários e redes sociais são os vestidos
das estrelas no tapete vermelho... falam de "alfaiates" como se falassem
da beleza dos uniformes da SS produzidos por Ugo Boss... eram realmente
belos sob as suásticas, especialmente quando exterminavam milhões de
judeus (homossexuais, loucos, ciganos, deficientes, comunistas,
anarquistas) nos campos de extermínio... é uma vergonha que os sionistas
israelenses tenham esquecido ou manipulado o Holocausto em favor de uma
nova catástrofe da qual são os principais executores. Se me perguntarem
se sou antissemita, digo que não; se me perguntarem se sou
antissionista, digo que sim, claro! Eu não gosto de tiranos de nenhuma
raça... eles deveriam ser fricassados (um método antigo de cozinhar
carne, típico da culinária camponesa francesa na época da Revolução de
1789) e dados como alimento para cães vadios... obrigados a experimentar
o medo (e a se mijarem de medo) que infligiram aos mais desprezíveis da
Terra durante séculos. Seres humanos, artistas e qualquer pessoa de
qualquer fé ou cor de pele têm o direito de expressar sua opinião
perante qualquer tribunal. Com todos os riscos que isso acarreta,
incluindo o risco de perder a vida. Shai Carmeli-Pollak é um diretor,
roteirista, fotógrafo e ativista da paz israelense que faz filmes
políticos e sociais... após a Segunda Intifada, no início dos anos 2000,
ele se juntou ao grupo de ação direta Anarquistas Contra o Muro.
Juntamente com outros ativistas israelenses e internacionais, Shai
Carmeli-Pollak se mobilizou em comunidades palestinas na Cisjordânia
para se opor física e pacificamente à construção do muro de concreto do
governo israelense. O coletivo Anarquistas Contra o Muro rejeitou os
antigos preceitos do pacifismo genérico (grupos de intelectuais,
conferências afásicas, conversas filosóficas) e organizou sabotagens às
barreiras, bloqueando tratores e promovendo manifestações em massa. A
ação no terreno, contudo, teve de ser coordenada e liderada por comitês
populares em aldeias palestinas, não por políticos. Ativistas
israelenses e internacionais ofereceram seus corpos como "escudos"
contra a repressão israelense. Em 2006, Shai Carmeli-Pollak levou sua
câmera diretamente para as manifestações para documentar a brutalidade
dos militares. A partir dessa experiência de campo, ele filma de dentro
do movimento, Bil'in My Love (2006), que foi considerado uma "obra-prima
documental"... testemunha a resistência dos habitantes da aldeia
palestina de Bil'in contra a construção do muro de separação israelense
na Cisjordânia... em 2008, o comitê da aldeia de Bil'in e o grupo
Anarquistas Contra o Muro receberam conjuntamente a prestigiosa Medalha
Carl von Ossietzky de Direitos Humanos em Berlim.
O grupo Anarquistas Contra o Muro se dissolveu em 2010, mas seu legado
libertário emerge em cada sequência de O Mar.
No documentário Refugiados (Ha-Plitim, 2008), Shai Carmeli-Pollak filma
a situação dramática de migrantes que atravessam o Sudão e a Eritreia...
fluxos de pessoas que cruzam o deserto do Sinai a pé... sem nada, de
mãos vazias... enfrentando condições terríveis ao cruzar a fronteira
entre o Egito e Israel em uma tentativa desesperada de buscar refúgio,
alguma proteção, um acolhimento da devastação das ditaduras e da
perseguição em seus países... e são duramente rejeitados, espancados ou
confinados em centros de detenção pelo Estado de Israel. O diretor, em
entrevista à revista americana Cineaste (principal revista americana
sobre a arte e a política do cinema), afirma que com Refugiados quis
destacar o paradoxo histórico e moral de uma nação fundada para dar
refúgio a um povo perseguido, que, em vez disso, se vê rejeitando e
perseguindo outros seres humanos que fogem do desespero. Uma seção das
Nações Unidas (ONU), o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ),
organizações internacionais de direitos humanos, a Anistia
Internacional, a Human Rights Watch (HRW), o Euro-Med Monitor, a Liga
Árabe, a Organização de Cooperação Islâmica (OCI) e muitos países ao
redor do mundo consideram o genocídio em Gaza um crime contra a humanidade.
No filme de ficção "O Mar" (2025), Shai Carmeli-Pollak narra a jornada
de Khaled (Muhammad Gazawi), um menino palestino de 12 anos que
atravessa clandestinamente os postos de controle israelenses para ver o
mar pela primeira vez. O filme foi produzido com uma verba de US$
598.600 da Fundação de Cinema de Israel e triunfou no Prêmio Ophir de
2025 (o Oscar israelense), ganhando cinco prêmios, incluindo o de Melhor
Filme. De acordo com as regras da Academia Israelense, o vencedor de
Melhor Filme se torna automaticamente o representante oficial de Israel
no Oscar, na categoria de Melhor Filme Internacional. É hilário! Ao
assistir ao filme "O Mar", o Ministro da Cultura e do Esporte de Israel,
Miki Zohar, levantou-se de um salto e anunciou o congelamento total do
financiamento estatal para a cerimônia do Prêmio Ophir. A retirada do
financiamento público visa explicitamente punir a Academia de Cinema de
Israel por premiar a obra de Shai Carmeli-Pollak.
Miki Zohar acusou o filme de promover exclusivamente a narrativa
palestina e de retratar os soldados das Forças de Defesa de Israel (IDF)
de maneira "falsa e difamatória". Ele afirmou que o filme "cospe na cara
dos cidadãos e soldados israelenses", e é verdade. No palco da cerimônia
de entrega dos Prêmios Ophir, o jovem ator Muhammad Gazawi, premiado
pela melhor atuação, proferiu as seguintes palavras: "Desejo que todas
as crianças possam viver e sonhar sem guerra". Dos sonhos das crianças
palestinas, o ministro israelense só conhece o sangue da inocência em
que os bandidos das IDF se banham. "Vocês sempre foram mortos em número
insuficiente... cuspiremos em seus túmulos até o fim dos tempos."
Do Mar. Khaled é (como já mencionado) um menino de doze anos de Ramallah
("Casa de Deus")... seu maior desejo é ver o mar, que fica a 50/60
quilômetros da cidade, menos de uma hora de viagem... a ocasião é uma
excursão escolar que o leva às praias do Mediterrâneo... em um posto de
controle militar israelense, os soldados declaram sua permissão inválida
e o mandam de volta, enquanto seus colegas seguem viagem. O menino
retorna para casa... quando os alunos voltam para Ramallah, descrevem a
Khaled o dia maravilhoso que passaram na praia... depois de alguns dias,
Khaled parte em busca do mar... ele não conhece o caminho nem fala
hebraico... ele cruza a fronteira clandestinamente. Seu pai, Ribhi
(Khalifa Natour), é um imigrante ilegal em situação precária que
trabalha como pedreiro em Tel Aviv, e que abandona o emprego e arrisca
ser preso para procurar o filho desaparecido. Khaled vagueia pelas ruas
da cidade israelense em busca do mar. O olhar de Khaled torna-se uma
espécie de espelho que reflete arranha-céus, lojas, carros e pessoas
vivendo um cotidiano muito diferente do de Ramallah... jovens circulam
livremente pela cidade... turistas são completamente indiferentes à
crueldade da vigilância... a arquitetura da ocupação, as barreiras de
concreto, o arame farpado, os soldados armados nas ruas... revelam
desigualdades baseadas em identidade e passaporte... palestinos são
inimigos a serem derrotados e rebaixados à condição de criminosos, até
mesmo crianças... todos os outros, bons cidadãos a serem acolhidos e que
perpetuam a discriminação racial do governo sionista de Israel.
O pai de Khaled é um trabalhador palestino sem visto de trabalho. Quando
sua família descobre que Khaled fugiu para Israel, eles partem em busca
do filho... ele vagueia pelos subúrbios e ruas de Tel Aviv, com medo de
ser parado e preso pela polícia... após uma longa e desesperada busca,
Ribhi avista o filho quase à beira-mar... eles se reencontram, mas não
há tempo nem para um momento de carinho... a polícia intervém e os
prende por falta de documentos. A cena final no café ao ar livre é
tocante... clientes israelenses, turistas e a garçonete param por um
instante para observar o pai e o filho sendo colocados à força na
viatura policial... assim que o carro parte, as pessoas voltam a
conversar como se nada tivesse acontecido e a pedir cappuccinos... a
metáfora visual do diretor destaca a normalização do apartheid e a
arrogância israelense.
Khaled vê o mar apenas num breve vislumbre pela janela da viatura. O
roteiro de Shai Carmeli-Pollak é extremamente conciso, e a filmagem de O
Mar possui uma sequência quase documental, um verdadeiro road movie
sobre o cativeiro da política de desaparecimentos do governo israelense.
A cinematografia de Shai Goldman é elaborada com a simplicidade direta
do cinema; as imagens são organizadas como um álbum de família, sem
floreios ou artifícios cativantes. A montagem de Yosef Grunfeld (ou
Joseph Greenfeld) alterna a narrativa linear com acelerações repentinas,
transmitindo a perplexidade do protagonista em uma espécie de odisseia
metropolitana vivida pelo menino, ligada à angústia de seu pai. A música
de Avi Belleli se desdobra em uma fragmentação perceptiva que sugere uma
proximidade espiritual com os protagonistas... uma trilha sonora notável
que se funde com as imagens do filme... até a dissolução sensorial da
sequência final, quando a polícia impede o menino de ver o mar. O filme
"O Mar" é uma denúncia da desumanização promovida pelo governo sionista
israelense e afirma o direito universal da infância e de um povo à
liberdade.
Pino Bertelli
https://www.sicilialibertaria.it/wp-content/uploads/giugno2026_compressed-1.pdf
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center