A - I n f o s

a multi-lingual news service by, for, and about anarchists **
News in all languages
Last 40 posts (Homepage) Last two weeks' posts Our archives of old posts

The last 100 posts, according to language
Greek_ 中文 Chinese_ Castellano_ Catalan_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_ _The.Supplement

The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours | of past 30 days | of 2002 | of 2003 | of 2004 | of 2005 | of 2006 | of 2007 | of 2008 | of 2009 | of 2010 | of 2011 | of 2012 | of 2013 | of 2014 | of 2015 | of 2016 | of 2017 | of 2018 | of 2019 | of 2020 | of 2021 | of 2022 | of 2023 | of 2024 | of 2025 | of 2026

Syndication Of A-Infos - including RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups

(pt) Italy, Sicilia Libertaria #470 -[Palestina]CINEMA. O Mar (Il Mare, 2025) de Shai Carmeli-Pollak Viajando para chegar ao mar (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]

Date Thu, 8 Oct 2026 08:25:46 +0300


O cinema italiano, diga-se de passagem, é um antro de imbecilidade coroado com Leões, Davids, Nastris, Globos de Ouro, Ciak d'Oro... onde o evento mais acompanhado nos noticiários e redes sociais são os vestidos das estrelas no tapete vermelho... falam de "alfaiates" como se falassem da beleza dos uniformes da SS produzidos por Ugo Boss... eram realmente belos sob as suásticas, especialmente quando exterminavam milhões de judeus (homossexuais, loucos, ciganos, deficientes, comunistas, anarquistas) nos campos de extermínio... é uma vergonha que os sionistas israelenses tenham esquecido ou manipulado o Holocausto em favor de uma nova catástrofe da qual são os principais executores. Se me perguntarem se sou antissemita, digo que não; se me perguntarem se sou antissionista, digo que sim, claro! Eu não gosto de tiranos de nenhuma raça... eles deveriam ser fricassados (um método antigo de cozinhar carne, típico da culinária camponesa francesa na época da Revolução de 1789) e dados como alimento para cães vadios... obrigados a experimentar o medo (e a se mijarem de medo) que infligiram aos mais desprezíveis da Terra durante séculos. Seres humanos, artistas e qualquer pessoa de qualquer fé ou cor de pele têm o direito de expressar sua opinião perante qualquer tribunal. Com todos os riscos que isso acarreta, incluindo o risco de perder a vida. Shai Carmeli-Pollak é um diretor, roteirista, fotógrafo e ativista da paz israelense que faz filmes políticos e sociais... após a Segunda Intifada, no início dos anos 2000, ele se juntou ao grupo de ação direta Anarquistas Contra o Muro. Juntamente com outros ativistas israelenses e internacionais, Shai Carmeli-Pollak se mobilizou em comunidades palestinas na Cisjordânia para se opor física e pacificamente à construção do muro de concreto do governo israelense. O coletivo Anarquistas Contra o Muro rejeitou os antigos preceitos do pacifismo genérico (grupos de intelectuais, conferências afásicas, conversas filosóficas) e organizou sabotagens às barreiras, bloqueando tratores e promovendo manifestações em massa. A ação no terreno, contudo, teve de ser coordenada e liderada por comitês populares em aldeias palestinas, não por políticos. Ativistas israelenses e internacionais ofereceram seus corpos como "escudos" contra a repressão israelense. Em 2006, Shai Carmeli-Pollak levou sua câmera diretamente para as manifestações para documentar a brutalidade dos militares. A partir dessa experiência de campo, ele filma de dentro do movimento, Bil'in My Love (2006), que foi considerado uma "obra-prima documental"... testemunha a resistência dos habitantes da aldeia palestina de Bil'in contra a construção do muro de separação israelense na Cisjordânia... em 2008, o comitê da aldeia de Bil'in e o grupo Anarquistas Contra o Muro receberam conjuntamente a prestigiosa Medalha Carl von Ossietzky de Direitos Humanos em Berlim.
O grupo Anarquistas Contra o Muro se dissolveu em 2010, mas seu legado libertário emerge em cada sequência de O Mar.
No documentário Refugiados (Ha-Plitim, 2008), Shai Carmeli-Pollak filma a situação dramática de migrantes que atravessam o Sudão e a Eritreia... fluxos de pessoas que cruzam o deserto do Sinai a pé... sem nada, de mãos vazias... enfrentando condições terríveis ao cruzar a fronteira entre o Egito e Israel em uma tentativa desesperada de buscar refúgio, alguma proteção, um acolhimento da devastação das ditaduras e da perseguição em seus países... e são duramente rejeitados, espancados ou confinados em centros de detenção pelo Estado de Israel. O diretor, em entrevista à revista americana Cineaste (principal revista americana sobre a arte e a política do cinema), afirma que com Refugiados quis destacar o paradoxo histórico e moral de uma nação fundada para dar refúgio a um povo perseguido, que, em vez disso, se vê rejeitando e perseguindo outros seres humanos que fogem do desespero. Uma seção das Nações Unidas (ONU), o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ), organizações internacionais de direitos humanos, a Anistia Internacional, a Human Rights Watch (HRW), o Euro-Med Monitor, a Liga Árabe, a Organização de Cooperação Islâmica (OCI) e muitos países ao redor do mundo consideram o genocídio em Gaza um crime contra a humanidade.
No filme de ficção "O Mar" (2025), Shai Carmeli-Pollak narra a jornada de Khaled (Muhammad Gazawi), um menino palestino de 12 anos que atravessa clandestinamente os postos de controle israelenses para ver o mar pela primeira vez. O filme foi produzido com uma verba de US$ 598.600 da Fundação de Cinema de Israel e triunfou no Prêmio Ophir de 2025 (o Oscar israelense), ganhando cinco prêmios, incluindo o de Melhor Filme. De acordo com as regras da Academia Israelense, o vencedor de Melhor Filme se torna automaticamente o representante oficial de Israel no Oscar, na categoria de Melhor Filme Internacional. É hilário! Ao assistir ao filme "O Mar", o Ministro da Cultura e do Esporte de Israel, Miki Zohar, levantou-se de um salto e anunciou o congelamento total do financiamento estatal para a cerimônia do Prêmio Ophir. A retirada do financiamento público visa explicitamente punir a Academia de Cinema de Israel por premiar a obra de Shai Carmeli-Pollak.
Miki Zohar acusou o filme de promover exclusivamente a narrativa palestina e de retratar os soldados das Forças de Defesa de Israel (IDF) de maneira "falsa e difamatória". Ele afirmou que o filme "cospe na cara dos cidadãos e soldados israelenses", e é verdade. No palco da cerimônia de entrega dos Prêmios Ophir, o jovem ator Muhammad Gazawi, premiado pela melhor atuação, proferiu as seguintes palavras: "Desejo que todas as crianças possam viver e sonhar sem guerra". Dos sonhos das crianças palestinas, o ministro israelense só conhece o sangue da inocência em que os bandidos das IDF se banham. "Vocês sempre foram mortos em número insuficiente... cuspiremos em seus túmulos até o fim dos tempos."
Do Mar. Khaled é (como já mencionado) um menino de doze anos de Ramallah ("Casa de Deus")... seu maior desejo é ver o mar, que fica a 50/60 quilômetros da cidade, menos de uma hora de viagem... a ocasião é uma excursão escolar que o leva às praias do Mediterrâneo... em um posto de controle militar israelense, os soldados declaram sua permissão inválida e o mandam de volta, enquanto seus colegas seguem viagem. O menino retorna para casa... quando os alunos voltam para Ramallah, descrevem a Khaled o dia maravilhoso que passaram na praia... depois de alguns dias, Khaled parte em busca do mar... ele não conhece o caminho nem fala hebraico... ele cruza a fronteira clandestinamente. Seu pai, Ribhi (Khalifa Natour), é um imigrante ilegal em situação precária que trabalha como pedreiro em Tel Aviv, e que abandona o emprego e arrisca ser preso para procurar o filho desaparecido. Khaled vagueia pelas ruas da cidade israelense em busca do mar. O olhar de Khaled torna-se uma espécie de espelho que reflete arranha-céus, lojas, carros e pessoas vivendo um cotidiano muito diferente do de Ramallah... jovens circulam livremente pela cidade... turistas são completamente indiferentes à crueldade da vigilância... a arquitetura da ocupação, as barreiras de concreto, o arame farpado, os soldados armados nas ruas... revelam desigualdades baseadas em identidade e passaporte... palestinos são inimigos a serem derrotados e rebaixados à condição de criminosos, até mesmo crianças... todos os outros, bons cidadãos a serem acolhidos e que perpetuam a discriminação racial do governo sionista de Israel.
O pai de Khaled é um trabalhador palestino sem visto de trabalho. Quando sua família descobre que Khaled fugiu para Israel, eles partem em busca do filho... ele vagueia pelos subúrbios e ruas de Tel Aviv, com medo de ser parado e preso pela polícia... após uma longa e desesperada busca, Ribhi avista o filho quase à beira-mar... eles se reencontram, mas não há tempo nem para um momento de carinho... a polícia intervém e os prende por falta de documentos. A cena final no café ao ar livre é tocante... clientes israelenses, turistas e a garçonete param por um instante para observar o pai e o filho sendo colocados à força na viatura policial... assim que o carro parte, as pessoas voltam a conversar como se nada tivesse acontecido e a pedir cappuccinos... a metáfora visual do diretor destaca a normalização do apartheid e a arrogância israelense.
Khaled vê o mar apenas num breve vislumbre pela janela da viatura. O roteiro de Shai Carmeli-Pollak é extremamente conciso, e a filmagem de O Mar possui uma sequência quase documental, um verdadeiro road movie sobre o cativeiro da política de desaparecimentos do governo israelense. A cinematografia de Shai Goldman é elaborada com a simplicidade direta do cinema; as imagens são organizadas como um álbum de família, sem floreios ou artifícios cativantes. A montagem de Yosef Grunfeld (ou Joseph Greenfeld) alterna a narrativa linear com acelerações repentinas, transmitindo a perplexidade do protagonista em uma espécie de odisseia metropolitana vivida pelo menino, ligada à angústia de seu pai. A música de Avi Belleli se desdobra em uma fragmentação perceptiva que sugere uma proximidade espiritual com os protagonistas... uma trilha sonora notável que se funde com as imagens do filme... até a dissolução sensorial da sequência final, quando a polícia impede o menino de ver o mar. O filme "O Mar" é uma denúncia da desumanização promovida pelo governo sionista israelense e afirma o direito universal da infância e de um povo à liberdade.

Pino Bertelli

https://www.sicilialibertaria.it/wp-content/uploads/giugno2026_compressed-1.pdf
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center