|
A - I n f o s
|
|
a multi-lingual news service by, for, and about anarchists
**
News in all languages
Last 40 posts (Homepage)
Last two
weeks' posts
Our
archives of old posts
The last 100 posts, according
to language
Greek_
中文 Chinese_
Castellano_
Catalan_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
_The.Supplement
The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours |
of past 30 days |
of 2002 |
of 2003 |
of 2004 |
of 2005 |
of 2006 |
of 2007 |
of 2008 |
of 2009 |
of 2010 |
of 2011 |
of 2012 |
of 2013 |
of 2014 |
of 2015 |
of 2016 |
of 2017 |
of 2018 |
of 2019 |
of 2020 |
of 2021 |
of 2022 |
of 2023 |
of 2024 |
of 2025 |
of 2026
Syndication Of A-Infos - including
RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups
(pt) Spaine, Regeneracion - A luta pela educação é uma luta de classes - Uma proposta em defesa de uma educação pública da e para a classe trabalhadora. Por BATZAC - JUVENTUDE LIBERTÁRIA (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]
Date
Sun, 4 Oct 2026 08:12:54 +0300
Introdução - "A educação é o meio mais poderoso para transformar a
sociedade" - Teresa Mañé (1865-1939) - Este artigo aborda o desfecho do
primeiro ciclo de greves na educação ocorrido durante o ano letivo de
2025-2026 na Catalunha e em outras regiões da península - greves que
estabeleceram um novo precedente para a luta em defesa da educação
pública. Elas demonstraram que cada direito conquistado foi fruto de
conflito e da organização dos trabalhadores, enquanto cada retrocesso
foi imposto de cima para baixo, servindo a um modelo educacional
subordinado às necessidades do capital. Encontramo-nos agora no início
de um novo ciclo de greves para o ano letivo de 2026-2027, e acreditamos
que avaliar o ciclo anterior é fundamental para dar continuidade à luta
e alcançar vitórias enquanto classe.
As mobilizações do curs passat não serão um fet aïllat. Elas fazem parte
de uma longa tradição de eventos que percorreram nossos centros
educacionais, desde os protestos de 1988, os protestos da Noranta per
LOGSE, as mobilizações contra as retaliações e até o final de 2022.
Recuperar essa memória é mais do que um exercício histórico; é
reivindicar o que já foi conquistado e que aqueles que se permitiram
avançar continuem naquilo que é próprio do sindicalismo de classe:
assembleia, ação direta, apoio mútuo e solidariedade.
Hoje em dia, essa herança de resistência sempre foi resultado de algo
mais: a pedagogia libertária. Do movimento libertário e do
anarconsindicalismo, surge a ideia de que não é possível defender a
educação pública se ela continuar a reproduzir a autoridade, a
disciplina, as desigualdades e as necessidades do sistema capitalista.
Tanto as experiências das escolas racionalistas, quanto as das escolas
atenienses e autogeridas, colocam a educação no centro do que deveria
ser um processo de libertação abrangente. Porque a educação não é
neutra: ou contribui para a reprodução do mundo existente ou se
transforma em um instrumento de emancipação.
Portanto, quando se trata de um novo ciclo de mobilizações, é importante
pensar cuidadosamente sobre o que se quer, o que se quer alcançar e por
que se quer ir. A partir daí, chegaremos ao presente e pensaremos no
futuro da educação pública com prática revolucionária. Mas não nos
limitaremos a negociar as condições sob as quais o capital administra a
escola; construiremos uma educação pública relacionada às necessidades
da classe trabalhadora. Sei que esse horizonte só será possível se
recuperarmos a capacidade de transformar, desde a base, o modelo
educacional e social.
Preâmbulo
"A instrução é a arma dos trabalhadores"
Teresa Claramunt (1862-1931).
A educação pode nos manter ancorados nos lugares mais sombrios do nosso
passado e presente, mas também será um campo para explorar, semear e
desenvolver novas ideias que coloquem os antigos contra a parede. É um
instrumento que historicamente se mostrou o único instrumento de
libertação, mas, em estágios posteriores, também se tornou uma pedra
inamovível que justificou, promoveu e consolidou a escravidão mais cruel
em todas as suas seis formas. O último elemento desse instrumento será
aquele que o controla.
Acima de tudo, trazemos os benefícios para as crianças e reconhecemos
quem é a chave para a educação neste momento da história. Um mundo que
não abandonamos de fato e que precisa agir de forma coerente para
alcançar a verdadeira emancipação como classe. Porque a escola não é
apenas um espaço educativo, é também um centro de trabalho e, como
qualquer outro centro de trabalho, precisa de organização, treinamento
em assembleia e resolução de conflitos.
Historicamente, a escola pública e seu sistema de ensino superior
cumpriram a função de consolidar uma classe mitjana, mantendo a relação
entre a classe trabalhadora e a burguesia. Constituíram um pilar do
Estado de bem-estar social, numa época em que a acumulação de capital
permitiu distribuir mais riqueza - em grande parte à custa do
extrativismo colonial para o Sul global -, integrando a classe
trabalhadora ao Estado e, portanto, contendo seu potencial revolucionário.
Para chegar a essa conclusão, porém, a escola pública é ao mesmo tempo
um pilar do Estado de bem-estar social e uma conquista relativa da
classe trabalhadora, fruto das primeiras revoluções do século XX e da
subsequente resistência às políticas de austeridade e reformas. Essa
perspectiva me permite compreendê-la como um mundo inteiro de classes: é
hoje resultado da iniciativa política da burguesia e da força da classe
trabalhadora, e se desvaloriza e se torna cada vez mais precária porque
não é interessante manter os níveis anteriores.
Defender a escola pública é, portanto, uma falta de classes. Mas não se
trata de recuperar os níveis anteriores, e sim de superá-los, tornando
visíveis as contradições inerentes ao sistema e acumulando forças à
mercê de um projeto político de classe.
Quando os trabalhadores se organizam, deixam de ser objeto de reformas e
se tornam sujeitos da transformação. Se pretendemos transformar o modelo
público de educação, devemos construir um projeto de classe que aborde a
educação em sua totalidade, com todos os agentes que intervêm ao longo
das etapas formativas, fora do âmbito da educação regulamentada.
Portanto, devemos arregaçar as mangas com nossas empresas, participar
das estruturas de auto-organização, defender a educação que valorizamos
e zelar por condições justas para todos os trabalhadores. Cada escola
organizada é um espaço com menos controle da Administração e mais poder
dos trabalhadores, fortalecendo nossa posição na correlação de forças,
na tensão de todo conflito.
Diante das campanhas de deslegitimação e ataque contra as estruturas e
os profissionais que promovem uma educação que não consegue controlar as
falhas do sistema atual, desde o Departamento, os departamentos de
sindicatos concertados e determinadas equipes diretivas, busca-se criar
um discurso e uma massa social que promova o desmantelamento progressivo
do atual sistema de educação pública. Que todas as seis falhas e
contradições, na verdade, protejam para nos permitir resistir,
aprimorá-lo e libertá-lo.
Como trabalhadores da educação e anarcossindicalistas, acreditamos que o
modelo educacional pode ser contestado e que a melhor defesa da educação
pública não é a delegação, mas a organização coletiva que a torna
possível no dia a dia. Como militantes revolucionários, não aspiramos a
acreditar que o sistema capitalista seja mais benevolente e justo;
portanto, defendemos uma educação pública que supere tanto a lógica
capitalista quanto as desigualdades que ela gera. Desigualdades que
continuam a existir, que nos alimentam e nos alimentam. Nossa intenção
não é reformar o sistema educacional, mas trabalhar no processo de
mudança geral, buscando alcançar certas melhorias para nossa classe,
ampliar nossa consciência e capacidade coletivas.
A educação é mais uma parte da educação total da classe trabalhadora.
Uma parte importante, mas não a única. Uma pequena história repleta de
potencial para repensar os marcos ideológicos e éticos da sociedade, e
na qual se integram cada vez mais um grande número de realidades
laborais, econômicas e sociais. Gaudint vê a oportunidade de construir
pontes sólidas entre as diferentes contradições do capitalismo, o que
nos permitirá propor uma série de classes fortes. A organização dos
trabalhadores da educação é a melhor pedagogia da emancipação: ensina
que os direitos não são concedidos, são conquistados.
Proposta
Não é possível educar as crianças porque elas continuam aprendendo se
não lhes dermos à luz nada."
Emma Goldman (1869-1940).
A educação, como pilar do Estado e da continuidade da cobertura social,
é um terreno repleto de classes. O desmantelamento responde às
necessidades lógicas do sistema e demonstra o papel do Estado na gestão
do capitalismo. Por fim, lutar por melhores condições educacionais e de
trabalho é também lutar contra o capital. Por essa razão, os educadores
operários têm a responsabilidade de organizá-lo para que reproduza o
capitalismo, transformá-lo em uma forma de emancipação coletiva e
contribuir para a construção de uma alternativa socialista e libertária.
Diante dessa tese, apresentamos a proposta que defendemos: a educação
pública para a classe trabalhadora.
Educação em um contexto de luta de classes e emancipação.
A educação não é um espaço neutro nem está separada dos conflitos
sociais, mas sim uma das principais áreas onde estes se reproduzem ou
questionam as relações de poder existentes. Historicamente, os países
que atuam na educação têm se caracterizado pela construção da
consciência, pela transmissão de ideias e pelo desenvolvimento de novas
formas de organização coletiva. Portanto, no atual contexto de crise
social, econômica e ecológica, os profissionais da educação pública têm
a responsabilidade política de assumir uma educação sem distinção de
classes.
O atual sistema educacional faz parte de uma sociedade capitalista
responsável por orientar a educação para a reprodução do sistema
material: preparando as novas gerações para ingressar em um sistema
baseado na exploração do trabalho, na comercialização da vida e na
subordinação das necessidades humanas aos interesses econômicos de uma
minoria. Diante dessa realidade, podemos questionar o significado da
educação pública e transformá-la em um esforço para construir uma
alternativa emancipadora.
Això implica estabelecer uma educação voltada para a formação de futuros
trabalhadores adaptáveis às necessidades do mercado e recuperar a
educação por meio de um processo de desenvolvimento integral, individual
e coletivo. É somente através do conflito e da organização que a classe
trabalhadora tem a força para levantar reivindicações e construir novas
demandas subordinadas aos nossos interesses, por meio, por exemplo, de
mudanças curriculares, liberdade acadêmica e revogação de decretos sobre
pessoal, diretorias e autonomia dos centros. O objetivo não deve ser
preparar nossos alunos para reproduzir uma classe explorada, mas sim
contribuir para a formação de pessoas capazes de compreender a
realidade, organizá-la e transformá-la.
A formação não pode estar sujeita a uma escala de valor comercial nem
reduzida ao utilitarismo produtivo. Deve estar ligada às necessidades
das pessoas, das comunidades e do planeta, promovendo modos de vida
baseados na cooperação, na autonomia, no apoio mútuo e na
responsabilidade coletiva.
A organização das bases
Transformar a educação implica também transformar as seis formas
organizacionais. No entanto, propõe-se ainda a introdução de práticas
críticas nas salas de aula, caso o sistema de ensino básico continue a
funcionar segundo uma lógica hierárquica e desigual, e a ignorar todas
as necessidades das comunidades.
Como recuperar o poder educativo das bases? Apostar em formas de
organização participativa e autogerida que nos permitam decidir
coletivamente qual modelo de educação pública queremos e colocá-lo a
serviço das reais necessidades da nossa classe. Essa recuperação do
poder educativo implica necessariamente a recuperação da democracia nos
centros, já que os trabalhadores veem limitada a nossa capacidade de
decidir sobre as condições de desenvolvimento da nossa educação. Para
reverter a concentração de poder nas diretorias e na Administração, é
preciso recuperar espaços reais de participação e decisão coletiva,
garantindo que as questões que afetam a vida dos centros continuem a ser
decididas pelas comunidades que eles apoiam.
Nesse sentido, a revogação do Decreto do Pessoal e do modelo de gestão
que o acompanha é essencial, pois reforçam as estruturas hierárquicas. É
por isso que defendemos as assembleias de trabalhadores que se
construíram em cada centro e zona, e que estão coordenadas com a AEC
(Assembleia Educacional da Catalunha), que demonstram a nossa capacidade
de auto-organização e devem ser o núcleo e a força motriz de uma pequena
onda de resistência e vitória.
A união de todos os trabalhadores da educação é essencial para defender
a educação pública sob essa perspectiva. Portanto, ao considerarmos as
demandas de todos os setores (professores, assistentes sociais,
assistentes de educação, professores e educação infantil), seremos
capazes de gerar as condições necessárias para a efetiva união destes.
Além disso, para adotar uma abordagem mais social, famílias e alunos
poderiam participar das assembleias de centro e zona, e ter um papel
específico nessa auto-organização da comunidade educativa em Lluita.
Nesse processo, o anarcossindicalismo deve ter um papel central como
organização, articulação e participação da classe trabalhadora, a fim de
fortalecê-la como um espaço para a auto-organização, a solidariedade e a
capacidade de confrontar as estruturas de poder. Tanmateix, este artigo
não pode ser interpretado dessa forma. Isso não se traduz na
substituição das assembleias ou na promoção dos interesses da classe: o
anarcossindicalismo deve servir às necessidades das bases, contribuir
para conectá-las a outros setores e conflitos sociais e radicalizá-las.
Para evitar desvios para posições reacionárias, corporativistas ou
setorialistas, entenderei a perspectiva educacional a partir de uma
perspectiva de classe, antiautoritária, que também considera as
desigualdades e os privilégios reproduzidos no materialismo de classe da
classe trabalhadora. Nesse sentido, não é verdade que o
anarcossindicalismo conduziu o processo de forma dirigista, mas sim que
interveio politicamente e assumiu a responsabilidade de promovê-lo com
pouca capacidade, colocando seus recursos e estruturas a serviço das
organizações operárias e da comunidade educacional.
Um projeto revolucionário não pode limitar as realidades mais
vulneráveis nem pressupor que a unidade de classe surgirá
automaticamente sem transformar as relações de poder existentes no
mercado de trabalho. Afinal, cabe aos setores mais inclusivos assumir a
responsabilidade de questionar esses privilégios e gerar as condições
para que todas as necessidades sejam atendidas em igualdade de condições.
Esse olhar deve também abranger a educação. Não podemos nos limitar a
falar de inclusão sem abordar as causas materiais da desigualdade:
segregação educacional, pobreza estrutural, racismo institucional,
desigualdades territoriais ou as dificuldades de participação de muitas
famílias na vida dos centros comunitários. Uma educação emancipadora
deve combater as desigualdades que afetam nossas comunidades e construir
países verdadeiramente equitativos.
Uma educação radical é aquela que aborda os problemas e não se limita a
criticar superficialmente o sistema, mas sim desenvolve a capacidade
coletiva de superá-lo. Essa transformação não pode se restringir a
projetos isolados, mas deve estar conectada aos conflitos sociais do
presente e às lutas da classe trabalhadora.
A próxima transformação do conflito
A transformação social não surge da concessão do poder, mas da
capacidade da classe trabalhadora de se organizar, confrontar e
construir sua própria força. Nesse sentido, o Estado vago tem sido um
dos elementos fundamentais da nossa classe. Ele nos lembra que o
funcionamento do sistema depende do nosso trabalho e que, quando
organizados, temos a capacidade de questionar decisões impossíveis e
contestar o rumo das instituições que apoiamos. Este novo ciclo de vagos
educativos que iniciamos se tornou a expressão coletiva da nossa
capacidade de intervir na realidade.
Cada vagabundo é uma escola de solidariedade, e cada assembleia, uma
escola de autogestão. Da organização dos trabalhadores a cada centro,
geramos uma base cultural com potencial transformador, a partir da base.
As assembleias dos centros são espaços essenciais para compartilhar
problemas, tomar decisões coletivas e transformar desconfortos
individuais em uma força comunitária. Hoje em dia, as assembleias zonais
e os espaços de coordenação entre elas possibilitam superar o
isolamento, compartilhar experiências comuns e construir uma resposta
forte e conjunta a alguns dos problemas que atravessam todo o sistema
educacional.
O curso atual, ao enxergar o sindicalismo combativo, terá um papel
essencial a serviço da auto-organização dos trabalhadores. Este é o
sindicalismo pel qual apostem e o que é necessário para continuar
avançando neste curso. Um sindicalismo que não substitui as assembleias
nem fala em nome dos trabalhadores, mas que os acompanha, oferece apoio
e contribui com recursos para fortalecer as necessidades que lhes são
apresentadas pelas centrais. Sua função deve ser a de contribuir para a
proteção dos processos de organização coletiva, oferecer cobertura
contra pressões e repressões, facilitar a coordenação e ajudar a
transformar as demandas imediatas em uma consciência de classe mais ampla.
Nesse sentido, é essencial nos fornecer materiais que nos permitam
sustentar os processos de resistência. Os fundos de resistência são
concretizações práticas de apoio mútuo e solidariedade de classe. No
âmbito dessas vagas educativas, foi criada a CREC (Caixa de Resistència
Educativa de Catalunya), que responde à necessidade de reduzir o impacto
econômico da vaga sobre os trabalhadores e, neste momento, reforçar
nossa capacidade coletiva de manter o conflito.
A capacidade da força de trabalho não depende apenas da vontade
individual dos trabalhadores, mas também das estruturas coletivas que
continuam a ser capazes de construir para sustentá-la: assembleias,
espaços de coordenação, grupos de resistência, sindicalismo combativo...
Fazem parte de uma infraestrutura material de transporte que permite que
as reivindicações e indignações individuais sejam transmitidas numa
força coletiva organizada.
A organização sensata não tem força. A assembleia sensata não tem
democracia operária. A ação direta sensata não tem consequências duradouras.
A defesa da vida dá origem à crise capitalista.
O projeto educativo Qualsevol, concebido a partir da e para a classe
trabalhadora, deve ter em mente uma questão fundamental: nenhum futuro é
possível sem um planeta habitável. A crise ecológica é uma consequência
direta de um modelo capitalista baseado no crescimento infinito, na
extração de recursos e na exploração de territórios e comunidades.
A educação deve contribuir para a construção de uma nova relação com a
natureza, baseada no cuidado, na cooperação e no respeito pelos limites
ecológicos do planeta. Não se trata apenas de reduzir os impactos do
sistema atual, mas de questionar os seis pilares e imaginar novas formas
de produção, consumo e organização social que visem garantir a
reprodução digna da vida.
Portanto, o projeto educacional deve fazer parte de um projeto político
mais amplo: a construção de uma sociedade socialista e libertária
baseada na autogestão da classe trabalhadora. Um projeto que busca pôr
fim à exploração econômica, a todas as formas de opressão e às
estruturas que impedem as pessoas de decidirem sobre suas próprias vidas.
Essa alternativa deve ser construída a partir dos conflitos do presente
e dos países organizacionais existentes, e a escola não deve ser
reflexiva. A alternativa deve se desenvolver:
Uma economia baseada em tarefas de subsistência surge a partir de
organizações coletivas.
Uma sociedade livre de qualquer forma de dominação baseada em gênero,
identidade, sexualidade, origem, cultura, habilidades, etc.
As formas de participação direta com os trabalhadores e as comunidades
recuperam o poder de decisão sobre o que os afeta.
Os modelos de organização política são descentralizados, federais e
baseados na cooperação, na delegação revogável e na autogestão.
Uma relação com a natureza que garante a continuidade da vida e o
bem-estar das gerações presentes e futuras.
A educação é uma terra de chuva porque também é uma terra de
possibilidades. Se o capitalismo precisa da educação para se reproduzir,
temos a responsabilidade de organizá-la para que sirva de base para a
construção daquilo que ele enfrenta, que ainda não existe: uma sociedade
leve, igualitária e socialista.
Conclusão
"Dar a máxima importância à educação e à instrução, grandes forças que
possam formar essas reservas tão importantes, tão necessárias e sempre
decisivas no último combate."
Anselmo Lorenzo (1841-1914).
A educação é um dos principais campos de batalha da série de classes.
Não existe escola neutra em relação ao capitalismo: as seis instituições
são projetadas para reproduzir relações de dominação, disciplinar as
coisas, moldar a consciência e fornecer ao mercado de trabalho empregos
mais dóceis e adaptáveis. Mas agora, as escolas também são campos de
resistência, organização e construção de alternativas.
Devido à precariedade das condições de trabalho e à crescente
comercialização da educação e da gestão dos centros públicos, a resposta
se resume à força coletiva dos trabalhadores. Nem o Departamento nem os
sindicatos concertados estão a serviço da nossa classe, não representam
nossos interesses e se encarregam de apaziguar o conflito. Devemos
deixar claro que quem promoverá as transformações de que precisamos
somos nós, os trabalhadores do sindicalismo mais revolucionário, desde a
base.
Temos a força, a emoção e a criatividade. Para continuar trabalhando
para transformar cada centro educativo em um palco de conflito e para
dar forma à organização dos trabalhadores da educação, pois esta
permaneceu horizontal e combativa. Não se trata de "volem os molles",
mas sim de "volem os trabalhadores da educação", e, neste setembro, o
curso não começa com a normalidade.
Valorizemos este ciclo de peregrinações como um processo de acumulação
de forças, aprendizado e vivências de luto, e de agravamento de
conflitos. Um processo no qual foram plantadas as chaves para o que
poderia se tornar um projeto verdadeiramente emancipatório, incluindo a
importância do sindicalismo de classe, da descorporatização e da
auto-organização popular. Comecemos a trabalhar com essas experiências
de aprendizado e assimilação para constituir a classe como um sujeito
político capaz de levar adiante uma proposta socialista e libertária.
Batzac-Joventuts Llibertàries e Embat-Organització Llibertària de Catalunya.
https://regeneracionlibertaria.org/2026/09/08/la-lluita-educativa-es-lluita-de-classes/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
- Prev by Date:
(pt) NZ, Aotearoa, AWSM: A defesa anarquista do abstencionismo nas eleições (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]
- Next by Date:
(pt) France, UCL AL #374 - Antipatriarcado - Contracepção: um DIU sem útero - em que pé estamos? (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]
A-Infos Information Center