A - I n f o s

a multi-lingual news service by, for, and about anarchists **
News in all languages
Last 40 posts (Homepage) Last two weeks' posts Our archives of old posts

The last 100 posts, according to language
Greek_ 中文 Chinese_ Castellano_ Catalan_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_ _The.Supplement

The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours | of past 30 days | of 2002 | of 2003 | of 2004 | of 2005 | of 2006 | of 2007 | of 2008 | of 2009 | of 2010 | of 2011 | of 2012 | of 2013 | of 2014 | of 2015 | of 2016 | of 2017 | of 2018 | of 2019 | of 2020 | of 2021 | of 2022 | of 2023 | of 2024 | of 2025 | of 2026

Syndication Of A-Infos - including RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups

(pt) Spaine, Regeneracion - A luta pela educação é uma luta de classes - Uma proposta em defesa de uma educação pública da e para a classe trabalhadora. Por BATZAC - JUVENTUDE LIBERTÁRIA (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]

Date Sun, 4 Oct 2026 08:12:54 +0300


Introdução - "A educação é o meio mais poderoso para transformar a sociedade" - Teresa Mañé (1865-1939) - Este artigo aborda o desfecho do primeiro ciclo de greves na educação ocorrido durante o ano letivo de 2025-2026 na Catalunha e em outras regiões da península - greves que estabeleceram um novo precedente para a luta em defesa da educação pública. Elas demonstraram que cada direito conquistado foi fruto de conflito e da organização dos trabalhadores, enquanto cada retrocesso foi imposto de cima para baixo, servindo a um modelo educacional subordinado às necessidades do capital. Encontramo-nos agora no início de um novo ciclo de greves para o ano letivo de 2026-2027, e acreditamos que avaliar o ciclo anterior é fundamental para dar continuidade à luta e alcançar vitórias enquanto classe.

As mobilizações do curs passat não serão um fet aïllat. Elas fazem parte de uma longa tradição de eventos que percorreram nossos centros educacionais, desde os protestos de 1988, os protestos da Noranta per LOGSE, as mobilizações contra as retaliações e até o final de 2022. Recuperar essa memória é mais do que um exercício histórico; é reivindicar o que já foi conquistado e que aqueles que se permitiram avançar continuem naquilo que é próprio do sindicalismo de classe: assembleia, ação direta, apoio mútuo e solidariedade.

Hoje em dia, essa herança de resistência sempre foi resultado de algo mais: a pedagogia libertária. Do movimento libertário e do anarconsindicalismo, surge a ideia de que não é possível defender a educação pública se ela continuar a reproduzir a autoridade, a disciplina, as desigualdades e as necessidades do sistema capitalista. Tanto as experiências das escolas racionalistas, quanto as das escolas atenienses e autogeridas, colocam a educação no centro do que deveria ser um processo de libertação abrangente. Porque a educação não é neutra: ou contribui para a reprodução do mundo existente ou se transforma em um instrumento de emancipação.

Portanto, quando se trata de um novo ciclo de mobilizações, é importante pensar cuidadosamente sobre o que se quer, o que se quer alcançar e por que se quer ir. A partir daí, chegaremos ao presente e pensaremos no futuro da educação pública com prática revolucionária. Mas não nos limitaremos a negociar as condições sob as quais o capital administra a escola; construiremos uma educação pública relacionada às necessidades da classe trabalhadora. Sei que esse horizonte só será possível se recuperarmos a capacidade de transformar, desde a base, o modelo educacional e social.

Preâmbulo

"A instrução é a arma dos trabalhadores"
Teresa Claramunt (1862-1931).

A educação pode nos manter ancorados nos lugares mais sombrios do nosso passado e presente, mas também será um campo para explorar, semear e desenvolver novas ideias que coloquem os antigos contra a parede. É um instrumento que historicamente se mostrou o único instrumento de libertação, mas, em estágios posteriores, também se tornou uma pedra inamovível que justificou, promoveu e consolidou a escravidão mais cruel em todas as suas seis formas. O último elemento desse instrumento será aquele que o controla.

Acima de tudo, trazemos os benefícios para as crianças e reconhecemos quem é a chave para a educação neste momento da história. Um mundo que não abandonamos de fato e que precisa agir de forma coerente para alcançar a verdadeira emancipação como classe. Porque a escola não é apenas um espaço educativo, é também um centro de trabalho e, como qualquer outro centro de trabalho, precisa de organização, treinamento em assembleia e resolução de conflitos.

Historicamente, a escola pública e seu sistema de ensino superior cumpriram a função de consolidar uma classe mitjana, mantendo a relação entre a classe trabalhadora e a burguesia. Constituíram um pilar do Estado de bem-estar social, numa época em que a acumulação de capital permitiu distribuir mais riqueza - em grande parte à custa do extrativismo colonial para o Sul global -, integrando a classe trabalhadora ao Estado e, portanto, contendo seu potencial revolucionário.

Para chegar a essa conclusão, porém, a escola pública é ao mesmo tempo um pilar do Estado de bem-estar social e uma conquista relativa da classe trabalhadora, fruto das primeiras revoluções do século XX e da subsequente resistência às políticas de austeridade e reformas. Essa perspectiva me permite compreendê-la como um mundo inteiro de classes: é hoje resultado da iniciativa política da burguesia e da força da classe trabalhadora, e se desvaloriza e se torna cada vez mais precária porque não é interessante manter os níveis anteriores.

Defender a escola pública é, portanto, uma falta de classes. Mas não se trata de recuperar os níveis anteriores, e sim de superá-los, tornando visíveis as contradições inerentes ao sistema e acumulando forças à mercê de um projeto político de classe.

Quando os trabalhadores se organizam, deixam de ser objeto de reformas e se tornam sujeitos da transformação. Se pretendemos transformar o modelo público de educação, devemos construir um projeto de classe que aborde a educação em sua totalidade, com todos os agentes que intervêm ao longo das etapas formativas, fora do âmbito da educação regulamentada.

Portanto, devemos arregaçar as mangas com nossas empresas, participar das estruturas de auto-organização, defender a educação que valorizamos e zelar por condições justas para todos os trabalhadores. Cada escola organizada é um espaço com menos controle da Administração e mais poder dos trabalhadores, fortalecendo nossa posição na correlação de forças, na tensão de todo conflito.

Diante das campanhas de deslegitimação e ataque contra as estruturas e os profissionais que promovem uma educação que não consegue controlar as falhas do sistema atual, desde o Departamento, os departamentos de sindicatos concertados e determinadas equipes diretivas, busca-se criar um discurso e uma massa social que promova o desmantelamento progressivo do atual sistema de educação pública. Que todas as seis falhas e contradições, na verdade, protejam para nos permitir resistir, aprimorá-lo e libertá-lo.

Como trabalhadores da educação e anarcossindicalistas, acreditamos que o modelo educacional pode ser contestado e que a melhor defesa da educação pública não é a delegação, mas a organização coletiva que a torna possível no dia a dia. Como militantes revolucionários, não aspiramos a acreditar que o sistema capitalista seja mais benevolente e justo; portanto, defendemos uma educação pública que supere tanto a lógica capitalista quanto as desigualdades que ela gera. Desigualdades que continuam a existir, que nos alimentam e nos alimentam. Nossa intenção não é reformar o sistema educacional, mas trabalhar no processo de mudança geral, buscando alcançar certas melhorias para nossa classe, ampliar nossa consciência e capacidade coletivas.

A educação é mais uma parte da educação total da classe trabalhadora. Uma parte importante, mas não a única. Uma pequena história repleta de potencial para repensar os marcos ideológicos e éticos da sociedade, e na qual se integram cada vez mais um grande número de realidades laborais, econômicas e sociais. Gaudint vê a oportunidade de construir pontes sólidas entre as diferentes contradições do capitalismo, o que nos permitirá propor uma série de classes fortes. A organização dos trabalhadores da educação é a melhor pedagogia da emancipação: ensina que os direitos não são concedidos, são conquistados.

Proposta

Não é possível educar as crianças porque elas continuam aprendendo se não lhes dermos à luz nada."

Emma Goldman (1869-1940).

A educação, como pilar do Estado e da continuidade da cobertura social, é um terreno repleto de classes. O desmantelamento responde às necessidades lógicas do sistema e demonstra o papel do Estado na gestão do capitalismo. Por fim, lutar por melhores condições educacionais e de trabalho é também lutar contra o capital. Por essa razão, os educadores operários têm a responsabilidade de organizá-lo para que reproduza o capitalismo, transformá-lo em uma forma de emancipação coletiva e contribuir para a construção de uma alternativa socialista e libertária. Diante dessa tese, apresentamos a proposta que defendemos: a educação pública para a classe trabalhadora.

Educação em um contexto de luta de classes e emancipação.
A educação não é um espaço neutro nem está separada dos conflitos sociais, mas sim uma das principais áreas onde estes se reproduzem ou questionam as relações de poder existentes. Historicamente, os países que atuam na educação têm se caracterizado pela construção da consciência, pela transmissão de ideias e pelo desenvolvimento de novas formas de organização coletiva. Portanto, no atual contexto de crise social, econômica e ecológica, os profissionais da educação pública têm a responsabilidade política de assumir uma educação sem distinção de classes.

O atual sistema educacional faz parte de uma sociedade capitalista responsável por orientar a educação para a reprodução do sistema material: preparando as novas gerações para ingressar em um sistema baseado na exploração do trabalho, na comercialização da vida e na subordinação das necessidades humanas aos interesses econômicos de uma minoria. Diante dessa realidade, podemos questionar o significado da educação pública e transformá-la em um esforço para construir uma alternativa emancipadora.

Això implica estabelecer uma educação voltada para a formação de futuros trabalhadores adaptáveis às necessidades do mercado e recuperar a educação por meio de um processo de desenvolvimento integral, individual e coletivo. É somente através do conflito e da organização que a classe trabalhadora tem a força para levantar reivindicações e construir novas demandas subordinadas aos nossos interesses, por meio, por exemplo, de mudanças curriculares, liberdade acadêmica e revogação de decretos sobre pessoal, diretorias e autonomia dos centros. O objetivo não deve ser preparar nossos alunos para reproduzir uma classe explorada, mas sim contribuir para a formação de pessoas capazes de compreender a realidade, organizá-la e transformá-la.

A formação não pode estar sujeita a uma escala de valor comercial nem reduzida ao utilitarismo produtivo. Deve estar ligada às necessidades das pessoas, das comunidades e do planeta, promovendo modos de vida baseados na cooperação, na autonomia, no apoio mútuo e na responsabilidade coletiva.

A organização das bases
Transformar a educação implica também transformar as seis formas organizacionais. No entanto, propõe-se ainda a introdução de práticas críticas nas salas de aula, caso o sistema de ensino básico continue a funcionar segundo uma lógica hierárquica e desigual, e a ignorar todas as necessidades das comunidades.

Como recuperar o poder educativo das bases? Apostar em formas de organização participativa e autogerida que nos permitam decidir coletivamente qual modelo de educação pública queremos e colocá-lo a serviço das reais necessidades da nossa classe. Essa recuperação do poder educativo implica necessariamente a recuperação da democracia nos centros, já que os trabalhadores veem limitada a nossa capacidade de decidir sobre as condições de desenvolvimento da nossa educação. Para reverter a concentração de poder nas diretorias e na Administração, é preciso recuperar espaços reais de participação e decisão coletiva, garantindo que as questões que afetam a vida dos centros continuem a ser decididas pelas comunidades que eles apoiam.

Nesse sentido, a revogação do Decreto do Pessoal e do modelo de gestão que o acompanha é essencial, pois reforçam as estruturas hierárquicas. É por isso que defendemos as assembleias de trabalhadores que se construíram em cada centro e zona, e que estão coordenadas com a AEC (Assembleia Educacional da Catalunha), que demonstram a nossa capacidade de auto-organização e devem ser o núcleo e a força motriz de uma pequena onda de resistência e vitória.

A união de todos os trabalhadores da educação é essencial para defender a educação pública sob essa perspectiva. Portanto, ao considerarmos as demandas de todos os setores (professores, assistentes sociais, assistentes de educação, professores e educação infantil), seremos capazes de gerar as condições necessárias para a efetiva união destes. Além disso, para adotar uma abordagem mais social, famílias e alunos poderiam participar das assembleias de centro e zona, e ter um papel específico nessa auto-organização da comunidade educativa em Lluita.

Nesse processo, o anarcossindicalismo deve ter um papel central como organização, articulação e participação da classe trabalhadora, a fim de fortalecê-la como um espaço para a auto-organização, a solidariedade e a capacidade de confrontar as estruturas de poder. Tanmateix, este artigo não pode ser interpretado dessa forma. Isso não se traduz na substituição das assembleias ou na promoção dos interesses da classe: o anarcossindicalismo deve servir às necessidades das bases, contribuir para conectá-las a outros setores e conflitos sociais e radicalizá-las. Para evitar desvios para posições reacionárias, corporativistas ou setorialistas, entenderei a perspectiva educacional a partir de uma perspectiva de classe, antiautoritária, que também considera as desigualdades e os privilégios reproduzidos no materialismo de classe da classe trabalhadora. Nesse sentido, não é verdade que o anarcossindicalismo conduziu o processo de forma dirigista, mas sim que interveio politicamente e assumiu a responsabilidade de promovê-lo com pouca capacidade, colocando seus recursos e estruturas a serviço das organizações operárias e da comunidade educacional.

Um projeto revolucionário não pode limitar as realidades mais vulneráveis nem pressupor que a unidade de classe surgirá automaticamente sem transformar as relações de poder existentes no mercado de trabalho. Afinal, cabe aos setores mais inclusivos assumir a responsabilidade de questionar esses privilégios e gerar as condições para que todas as necessidades sejam atendidas em igualdade de condições.

Esse olhar deve também abranger a educação. Não podemos nos limitar a falar de inclusão sem abordar as causas materiais da desigualdade: segregação educacional, pobreza estrutural, racismo institucional, desigualdades territoriais ou as dificuldades de participação de muitas famílias na vida dos centros comunitários. Uma educação emancipadora deve combater as desigualdades que afetam nossas comunidades e construir países verdadeiramente equitativos.

Uma educação radical é aquela que aborda os problemas e não se limita a criticar superficialmente o sistema, mas sim desenvolve a capacidade coletiva de superá-lo. Essa transformação não pode se restringir a projetos isolados, mas deve estar conectada aos conflitos sociais do presente e às lutas da classe trabalhadora.

A próxima transformação do conflito
A transformação social não surge da concessão do poder, mas da capacidade da classe trabalhadora de se organizar, confrontar e construir sua própria força. Nesse sentido, o Estado vago tem sido um dos elementos fundamentais da nossa classe. Ele nos lembra que o funcionamento do sistema depende do nosso trabalho e que, quando organizados, temos a capacidade de questionar decisões impossíveis e contestar o rumo das instituições que apoiamos. Este novo ciclo de vagos educativos que iniciamos se tornou a expressão coletiva da nossa capacidade de intervir na realidade.

Cada vagabundo é uma escola de solidariedade, e cada assembleia, uma escola de autogestão. Da organização dos trabalhadores a cada centro, geramos uma base cultural com potencial transformador, a partir da base. As assembleias dos centros são espaços essenciais para compartilhar problemas, tomar decisões coletivas e transformar desconfortos individuais em uma força comunitária. Hoje em dia, as assembleias zonais e os espaços de coordenação entre elas possibilitam superar o isolamento, compartilhar experiências comuns e construir uma resposta forte e conjunta a alguns dos problemas que atravessam todo o sistema educacional.

O curso atual, ao enxergar o sindicalismo combativo, terá um papel essencial a serviço da auto-organização dos trabalhadores. Este é o sindicalismo pel qual apostem e o que é necessário para continuar avançando neste curso. Um sindicalismo que não substitui as assembleias nem fala em nome dos trabalhadores, mas que os acompanha, oferece apoio e contribui com recursos para fortalecer as necessidades que lhes são apresentadas pelas centrais. Sua função deve ser a de contribuir para a proteção dos processos de organização coletiva, oferecer cobertura contra pressões e repressões, facilitar a coordenação e ajudar a transformar as demandas imediatas em uma consciência de classe mais ampla.

Nesse sentido, é essencial nos fornecer materiais que nos permitam sustentar os processos de resistência. Os fundos de resistência são concretizações práticas de apoio mútuo e solidariedade de classe. No âmbito dessas vagas educativas, foi criada a CREC (Caixa de Resistència Educativa de Catalunya), que responde à necessidade de reduzir o impacto econômico da vaga sobre os trabalhadores e, neste momento, reforçar nossa capacidade coletiva de manter o conflito.

A capacidade da força de trabalho não depende apenas da vontade individual dos trabalhadores, mas também das estruturas coletivas que continuam a ser capazes de construir para sustentá-la: assembleias, espaços de coordenação, grupos de resistência, sindicalismo combativo... Fazem parte de uma infraestrutura material de transporte que permite que as reivindicações e indignações individuais sejam transmitidas numa força coletiva organizada.

A organização sensata não tem força. A assembleia sensata não tem democracia operária. A ação direta sensata não tem consequências duradouras.

A defesa da vida dá origem à crise capitalista.
O projeto educativo Qualsevol, concebido a partir da e para a classe trabalhadora, deve ter em mente uma questão fundamental: nenhum futuro é possível sem um planeta habitável. A crise ecológica é uma consequência direta de um modelo capitalista baseado no crescimento infinito, na extração de recursos e na exploração de territórios e comunidades.

A educação deve contribuir para a construção de uma nova relação com a natureza, baseada no cuidado, na cooperação e no respeito pelos limites ecológicos do planeta. Não se trata apenas de reduzir os impactos do sistema atual, mas de questionar os seis pilares e imaginar novas formas de produção, consumo e organização social que visem garantir a reprodução digna da vida.

Portanto, o projeto educacional deve fazer parte de um projeto político mais amplo: a construção de uma sociedade socialista e libertária baseada na autogestão da classe trabalhadora. Um projeto que busca pôr fim à exploração econômica, a todas as formas de opressão e às estruturas que impedem as pessoas de decidirem sobre suas próprias vidas.

Essa alternativa deve ser construída a partir dos conflitos do presente e dos países organizacionais existentes, e a escola não deve ser reflexiva. A alternativa deve se desenvolver:

Uma economia baseada em tarefas de subsistência surge a partir de organizações coletivas.
Uma sociedade livre de qualquer forma de dominação baseada em gênero, identidade, sexualidade, origem, cultura, habilidades, etc.
As formas de participação direta com os trabalhadores e as comunidades recuperam o poder de decisão sobre o que os afeta.
Os modelos de organização política são descentralizados, federais e baseados na cooperação, na delegação revogável e na autogestão.
Uma relação com a natureza que garante a continuidade da vida e o bem-estar das gerações presentes e futuras.
A educação é uma terra de chuva porque também é uma terra de possibilidades. Se o capitalismo precisa da educação para se reproduzir, temos a responsabilidade de organizá-la para que sirva de base para a construção daquilo que ele enfrenta, que ainda não existe: uma sociedade leve, igualitária e socialista.

Conclusão

"Dar a máxima importância à educação e à instrução, grandes forças que possam formar essas reservas tão importantes, tão necessárias e sempre decisivas no último combate."

Anselmo Lorenzo (1841-1914).

A educação é um dos principais campos de batalha da série de classes. Não existe escola neutra em relação ao capitalismo: as seis instituições são projetadas para reproduzir relações de dominação, disciplinar as coisas, moldar a consciência e fornecer ao mercado de trabalho empregos mais dóceis e adaptáveis. Mas agora, as escolas também são campos de resistência, organização e construção de alternativas.

Devido à precariedade das condições de trabalho e à crescente comercialização da educação e da gestão dos centros públicos, a resposta se resume à força coletiva dos trabalhadores. Nem o Departamento nem os sindicatos concertados estão a serviço da nossa classe, não representam nossos interesses e se encarregam de apaziguar o conflito. Devemos deixar claro que quem promoverá as transformações de que precisamos somos nós, os trabalhadores do sindicalismo mais revolucionário, desde a base.

Temos a força, a emoção e a criatividade. Para continuar trabalhando para transformar cada centro educativo em um palco de conflito e para dar forma à organização dos trabalhadores da educação, pois esta permaneceu horizontal e combativa. Não se trata de "volem os molles", mas sim de "volem os trabalhadores da educação", e, neste setembro, o curso não começa com a normalidade.

Valorizemos este ciclo de peregrinações como um processo de acumulação de forças, aprendizado e vivências de luto, e de agravamento de conflitos. Um processo no qual foram plantadas as chaves para o que poderia se tornar um projeto verdadeiramente emancipatório, incluindo a importância do sindicalismo de classe, da descorporatização e da auto-organização popular. Comecemos a trabalhar com essas experiências de aprendizado e assimilação para constituir a classe como um sujeito político capaz de levar adiante uma proposta socialista e libertária.


Batzac-Joventuts Llibertàries e Embat-Organització Llibertària de Catalunya.

https://regeneracionlibertaria.org/2026/09/08/la-lluita-educativa-es-lluita-de-classes/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center