|
A - I n f o s
|
|
a multi-lingual news service by, for, and about anarchists
**
News in all languages
Last 40 posts (Homepage)
Last two
weeks' posts
Our
archives of old posts
The last 100 posts, according
to language
Greek_
中文 Chinese_
Castellano_
Catalan_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
_The.Supplement
The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours |
of past 30 days |
of 2002 |
of 2003 |
of 2004 |
of 2005 |
of 2006 |
of 2007 |
of 2008 |
of 2009 |
of 2010 |
of 2011 |
of 2012 |
of 2013 |
of 2014 |
of 2015 |
of 2016 |
of 2017 |
of 2018 |
of 2019 |
of 2020 |
of 2021 |
of 2022 |
of 2023 |
of 2024 |
of 2025 |
of 2026
Syndication Of A-Infos - including
RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups
(pt) Italy, Sicilia Libertaria #470 - GASOLINA EM CHAMAS. - De Augusta a Gaza, guerras e genocídios também atravessam a Sicília. (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
Date
Tue, 29 Sep 2026 08:08:22 +0300
Augusta não é Gaza. E, no entanto, por uma noite, a distância entre o
maior porto industrial do Mediterrâneo, feito de luzes, venenos e
dinheiro, e os escombros da Palestina pareceu encolher quase a ponto de
desaparecer, de uma forma preocupante, porém terrivelmente real. Um fio
obscuro liga Augusta a Gaza, lugares colonizados de maneiras diferentes.
Mas a violência do capitalismo e seus fantoches é criativa em sua
opressão e exploração inescrupulosa. Esse fio não é invisível, nem se
trata de uma posição ideológica; é um fio feito de petroleiros,
refinarias, infraestrutura militar, interesses econômicos, contratos
entre pessoas poderosas e decisões tomadas longe das comunidades que
sofrem as consequências, domesticadas por subornos e, muitas vezes,
salários de fome. Esse foi o tema abordado no sábado, 30 de maio, na
associação Piano Terra, no bairro de Piana, durante o debate "Benzina
sul Fuoco", que contou com a participação do jornalista Manuele
Bonaccorsi e da jornalista Luisa Santangelo, do jornal Report.
A iniciativa foi inspirada pela investigação homônima exibida no
programa Report, um trabalho jornalístico que ajudou a levantar questões
perturbadoras sobre o papel das refinarias italianas, em particular as
sicilianas, no fornecimento de combustível a grupos envolvidos no
conflito palestino. Essa questão não se resume ao comércio internacional
ou à geopolítica, mas afeta diretamente a relação entre territórios e
guerras.
Para quem vive no leste da Sicília, esse tema está longe de ser
abstrato. Durante décadas, Augusta, Priolo e Melilli representaram um
dos principais polos energéticos do Mediterrâneo. Um território
devastado pela poluição industrial e por contratos mafiosos,
transformado em uma zona de sacrifício em nome do desenvolvimento e do
lucro (sempre os mesmos). Hoje, outra dimensão dessa mesma realidade
emerge com cada vez mais clareza: o possível envolvimento da
infraestrutura petrolífera siciliana nas cadeias logísticas que
alimentam conflitos armados e genocídios. Relatórios em colaboração com
o Greenpeace documentaram como, desde 2024, carregamentos de combustível
e derivados de petróleo partiram da Itália, inclusive para empresas que
colaboram com o exército israelense durante o genocídio palestino. Entre
os casos que vieram à tona está o da ISAB, o complexo petroquímico em
Priolo, na Sicília, de onde teriam partido pelo menos cinco
carregamentos de combustível entre 2024 e 2026, destinados à ORL Bazan,
uma gigante israelense do setor energético que fornece combustível às
forças armadas de Israel.
Diante de um conflito que continua a impactar severamente a população
civil, a questão não diz respeito apenas às responsabilidades do governo
israelense, mas também às dos países e empresas que indiretamente apoiam
suas operações. Se o direito internacional (que, segundo Tajani, se
aplica até certo ponto) exige que os Estados não incentivem ou
contribuam para violações dos direitos humanos e guerras contra civis,
como foi possível que esses suprimentos continuassem a fluir sem
impedimentos? Quem autorizou, tolerou ou optou por ignorar esse tráfico?
O movimento anarquista sempre denunciou a natureza estrutural da guerra
dentro do sistema capitalista e estatal.
As guerras não nascem do ódio entre os povos, mas dos interesses de
Estados, indústrias e elites econômicas que transformam territórios e
pessoas em ferramentas descartáveis. Mas todo conflito moderno é
sustentado por uma gigantesca infraestrutura civil e industrial:
combustível, transporte, portos, telecomunicações, finanças. As bombas
que caem sobre populações civis não surgem do nada. Por trás delas
existe uma rede global de cumplicidade que atravessa continentes e
fronteiras - seus filhos, nossas irmãs e nós mesmos.
Quando um território (a Sicília, por exemplo) é integrado às cadeias de
produção da guerra, a responsabilidade política recai também sobre
aqueles que vivem e transitam por esse território. Isso não significa
atribuir culpa coletiva, mas afirmar a necessidade de conhecer,
compreender e opor-se. As fábricas petroquímicas de Augusta, sejamos
claros, não produzem apenas venenos capitalistas, mas petróleo militar
que mata. Sabemos disso há algum tempo; existe uma linha que liga
Augusta a Sigonella. Por exemplo, entre 2017 e 2019, ocorreram diversos
roubos de combustível militar ao longo do oleoduto militar (conhecido
como "GP5"). Investigações revelaram quadrilhas especializadas que
operavam perfurando o oleoduto subterrâneo.
Isso nos leva a crer que provavelmente alguém se desviou do caminho,
houve corrupção entre pessoas poderosas, e que essas pessoas assumiram a
responsabilidade. Sob essa perspectiva, a Sicília possui uma longa
tradição de lutas antimilitaristas que hoje assumem uma extraordinária
relevância. Nossos pensamentos inevitavelmente se voltam para a
experiência do movimento No MUOS, uma das mais importantes mobilizações
populares das últimas décadas. Milhares de pessoas, em Niscemi e por
toda a ilha, desafiaram governos, militares e interesses estratégicos
internacionais a denunciar o papel da Sicília como plataforma militar no
Mediterrâneo. Nessa luta, uma verdade simples foi afirmada: a
militarização de territórios não produz segurança, mas guerra; ela
protege não as populações, mas os interesses geopolíticos das potências.
As mesmas motivações que inspiraram a luta contra a MUOS falam hoje às
mobilizações contra a guerra na Palestina. Porque o problema não se
resume às bases militares. Trata-se de todo o sistema que torna as
guerras possíveis. Trata-se dos portos usados para o tráfico de
materiais estratégicos, das indústrias que alimentam a indústria bélica,
da infraestrutura energética que sustenta as forças armadas. Trata-se de
um modelo econômico que continua a se apresentar como inevitável,
enquanto descarrega seus custos sociais e humanos sobre as comunidades
mais vulneráveis. Durante o debate de Augusta, a importância da
informação independente como ferramenta de contrapoder emergiu com
força. As investigações jornalísticas têm o mérito de romper o véu da
invisibilidade que muitas vezes protege os interesses econômicos e
militares. Mas a informação por si só não basta. Precisamos de uma
sociedade capaz de se organizar, de construir relações de solidariedade,
de desenvolver práticas de resistência popular.
É nesse terreno que o anarquismo continua a oferecer uma perspectiva
radical e necessária. Diante da barbárie da guerra, os anarquistas não
escolhem uma frente estatal em detrimento de outra.
Não se aliam a exércitos, governos ou nacionalismos. Escolhem os povos
em vez dos Estados. Eles escolhem as comunidades em detrimento dos
aparatos militares. Escolhem a solidariedade internacional em vez da
lógica das fronteiras e da competição. De Augusta a Gaza, de Niscemi aos
portos do Mediterrâneo, o objetivo permanece o mesmo: roubar
territórios, recursos e vidas humanas da máquina de guerra. Numa era em
que o rearmamento é apresentado como uma necessidade e a militarização
como uma solução, encontros como "Benzina sul Fuoco" representam algo
mais do que um simples momento de reflexão. São espaços de consciência
coletiva. Lugares onde tentamos reconstruir a conexão entre o que
acontece no mundo e o que acontece à nossa porta.
Sejamos claros: a guerra não começa quando as bombas caem; a guerra
começa muito antes: em salas de reuniões, ministérios, portos,
refinarias, bases militares. E sim, até mesmo ao votar no mal menor, num
partido político que nunca representará o povo, mas simplesmente as
elites de sempre que permitem trocas de poder em detrimento da
humanidade, da solidariedade e da empatia entre os povos. A paz nunca
será resultado de decisões governamentais; Ela surgirá, como sempre, da
capacidade das comunidades de se organizarem de baixo para cima, de se
oporem à lógica da dominação e de construírem relações baseadas na
liberdade, na igualdade e no apoio mútuo.
Gabriel Cammarata
https://www.sicilialibertaria.it/wp-content/uploads/giugno2026_compressed-1.pdf
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
- Prev by Date:
(pt) Italy, FDCA, Cantiere #46 - O Trabalho Mata - Saúde Mental: Uma Questão de Gênero e Classe - Ester Barahona Urruchi, Miranda de Ebro (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]
- Next by Date:
(pt) UK, AFED, Organise - Prisões em massa em Jacarta (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
A-Infos Information Center