A - I n f o s

a multi-lingual news service by, for, and about anarchists **
News in all languages
Last 40 posts (Homepage) Last two weeks' posts Our archives of old posts

The last 100 posts, according to language
Greek_ 中文 Chinese_ Castellano_ Catalan_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_ _The.Supplement

The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours | of past 30 days | of 2002 | of 2003 | of 2004 | of 2005 | of 2006 | of 2007 | of 2008 | of 2009 | of 2010 | of 2011 | of 2012 | of 2013 | of 2014 | of 2015 | of 2016 | of 2017 | of 2018 | of 2019 | of 2020 | of 2021 | of 2022 | of 2023 | of 2024 | of 2025 | of 2026

Syndication Of A-Infos - including RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups

(pt) Italy, Sicilia Libertaria #470 - GASOLINA EM CHAMAS. - De Augusta a Gaza, guerras e genocídios também atravessam a Sicília. (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]

Date Tue, 29 Sep 2026 08:08:22 +0300


Augusta não é Gaza. E, no entanto, por uma noite, a distância entre o maior porto industrial do Mediterrâneo, feito de luzes, venenos e dinheiro, e os escombros da Palestina pareceu encolher quase a ponto de desaparecer, de uma forma preocupante, porém terrivelmente real. Um fio obscuro liga Augusta a Gaza, lugares colonizados de maneiras diferentes. Mas a violência do capitalismo e seus fantoches é criativa em sua opressão e exploração inescrupulosa. Esse fio não é invisível, nem se trata de uma posição ideológica; é um fio feito de petroleiros, refinarias, infraestrutura militar, interesses econômicos, contratos entre pessoas poderosas e decisões tomadas longe das comunidades que sofrem as consequências, domesticadas por subornos e, muitas vezes, salários de fome. Esse foi o tema abordado no sábado, 30 de maio, na associação Piano Terra, no bairro de Piana, durante o debate "Benzina sul Fuoco", que contou com a participação do jornalista Manuele Bonaccorsi e da jornalista Luisa Santangelo, do jornal Report.
A iniciativa foi inspirada pela investigação homônima exibida no programa Report, um trabalho jornalístico que ajudou a levantar questões perturbadoras sobre o papel das refinarias italianas, em particular as sicilianas, no fornecimento de combustível a grupos envolvidos no conflito palestino. Essa questão não se resume ao comércio internacional ou à geopolítica, mas afeta diretamente a relação entre territórios e guerras.
Para quem vive no leste da Sicília, esse tema está longe de ser abstrato. Durante décadas, Augusta, Priolo e Melilli representaram um dos principais polos energéticos do Mediterrâneo. Um território devastado pela poluição industrial e por contratos mafiosos, transformado em uma zona de sacrifício em nome do desenvolvimento e do lucro (sempre os mesmos). Hoje, outra dimensão dessa mesma realidade emerge com cada vez mais clareza: o possível envolvimento da infraestrutura petrolífera siciliana nas cadeias logísticas que alimentam conflitos armados e genocídios. Relatórios em colaboração com o Greenpeace documentaram como, desde 2024, carregamentos de combustível e derivados de petróleo partiram da Itália, inclusive para empresas que colaboram com o exército israelense durante o genocídio palestino. Entre os casos que vieram à tona está o da ISAB, o complexo petroquímico em Priolo, na Sicília, de onde teriam partido pelo menos cinco carregamentos de combustível entre 2024 e 2026, destinados à ORL Bazan, uma gigante israelense do setor energético que fornece combustível às forças armadas de Israel.
Diante de um conflito que continua a impactar severamente a população civil, a questão não diz respeito apenas às responsabilidades do governo israelense, mas também às dos países e empresas que indiretamente apoiam suas operações. Se o direito internacional (que, segundo Tajani, se aplica até certo ponto) exige que os Estados não incentivem ou contribuam para violações dos direitos humanos e guerras contra civis, como foi possível que esses suprimentos continuassem a fluir sem impedimentos? Quem autorizou, tolerou ou optou por ignorar esse tráfico? O movimento anarquista sempre denunciou a natureza estrutural da guerra dentro do sistema capitalista e estatal.
As guerras não nascem do ódio entre os povos, mas dos interesses de Estados, indústrias e elites econômicas que transformam territórios e pessoas em ferramentas descartáveis. Mas todo conflito moderno é sustentado por uma gigantesca infraestrutura civil e industrial: combustível, transporte, portos, telecomunicações, finanças. As bombas que caem sobre populações civis não surgem do nada. Por trás delas existe uma rede global de cumplicidade que atravessa continentes e fronteiras - seus filhos, nossas irmãs e nós mesmos.
Quando um território (a Sicília, por exemplo) é integrado às cadeias de produção da guerra, a responsabilidade política recai também sobre aqueles que vivem e transitam por esse território. Isso não significa atribuir culpa coletiva, mas afirmar a necessidade de conhecer, compreender e opor-se. As fábricas petroquímicas de Augusta, sejamos claros, não produzem apenas venenos capitalistas, mas petróleo militar que mata. Sabemos disso há algum tempo; existe uma linha que liga Augusta a Sigonella. Por exemplo, entre 2017 e 2019, ocorreram diversos roubos de combustível militar ao longo do oleoduto militar (conhecido como "GP5"). Investigações revelaram quadrilhas especializadas que operavam perfurando o oleoduto subterrâneo.
Isso nos leva a crer que provavelmente alguém se desviou do caminho, houve corrupção entre pessoas poderosas, e que essas pessoas assumiram a responsabilidade. Sob essa perspectiva, a Sicília possui uma longa tradição de lutas antimilitaristas que hoje assumem uma extraordinária relevância. Nossos pensamentos inevitavelmente se voltam para a experiência do movimento No MUOS, uma das mais importantes mobilizações populares das últimas décadas. Milhares de pessoas, em Niscemi e por toda a ilha, desafiaram governos, militares e interesses estratégicos internacionais a denunciar o papel da Sicília como plataforma militar no Mediterrâneo. Nessa luta, uma verdade simples foi afirmada: a militarização de territórios não produz segurança, mas guerra; ela protege não as populações, mas os interesses geopolíticos das potências.
As mesmas motivações que inspiraram a luta contra a MUOS falam hoje às mobilizações contra a guerra na Palestina. Porque o problema não se resume às bases militares. Trata-se de todo o sistema que torna as guerras possíveis. Trata-se dos portos usados para o tráfico de materiais estratégicos, das indústrias que alimentam a indústria bélica, da infraestrutura energética que sustenta as forças armadas. Trata-se de um modelo econômico que continua a se apresentar como inevitável, enquanto descarrega seus custos sociais e humanos sobre as comunidades mais vulneráveis. Durante o debate de Augusta, a importância da informação independente como ferramenta de contrapoder emergiu com força. As investigações jornalísticas têm o mérito de romper o véu da invisibilidade que muitas vezes protege os interesses econômicos e militares. Mas a informação por si só não basta. Precisamos de uma sociedade capaz de se organizar, de construir relações de solidariedade, de desenvolver práticas de resistência popular.
É nesse terreno que o anarquismo continua a oferecer uma perspectiva radical e necessária. Diante da barbárie da guerra, os anarquistas não escolhem uma frente estatal em detrimento de outra.
Não se aliam a exércitos, governos ou nacionalismos. Escolhem os povos em vez dos Estados. Eles escolhem as comunidades em detrimento dos aparatos militares. Escolhem a solidariedade internacional em vez da lógica das fronteiras e da competição. De Augusta a Gaza, de Niscemi aos portos do Mediterrâneo, o objetivo permanece o mesmo: roubar territórios, recursos e vidas humanas da máquina de guerra. Numa era em que o rearmamento é apresentado como uma necessidade e a militarização como uma solução, encontros como "Benzina sul Fuoco" representam algo mais do que um simples momento de reflexão. São espaços de consciência coletiva. Lugares onde tentamos reconstruir a conexão entre o que acontece no mundo e o que acontece à nossa porta.
Sejamos claros: a guerra não começa quando as bombas caem; a guerra começa muito antes: em salas de reuniões, ministérios, portos, refinarias, bases militares. E sim, até mesmo ao votar no mal menor, num partido político que nunca representará o povo, mas simplesmente as elites de sempre que permitem trocas de poder em detrimento da humanidade, da solidariedade e da empatia entre os povos. A paz nunca será resultado de decisões governamentais; Ela surgirá, como sempre, da capacidade das comunidades de se organizarem de baixo para cima, de se oporem à lógica da dominação e de construírem relações baseadas na liberdade, na igualdade e no apoio mútuo.

Gabriel Cammarata

https://www.sicilialibertaria.it/wp-content/uploads/giugno2026_compressed-1.pdf
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center