A - I n f o s

a multi-lingual news service by, for, and about anarchists **
News in all languages
Last 40 posts (Homepage) Last two weeks' posts Our archives of old posts

The last 100 posts, according to language
Greek_ 中文 Chinese_ Castellano_ Catalan_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_ _The.Supplement

The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours | of past 30 days | of 2002 | of 2003 | of 2004 | of 2005 | of 2006 | of 2007 | of 2008 | of 2009 | of 2010 | of 2011 | of 2012 | of 2013 | of 2014 | of 2015 | of 2016 | of 2017 | of 2018 | of 2019 | of 2020 | of 2021 | of 2022 | of 2023 | of 2024 | of 2025 | of 2026

Syndication Of A-Infos - including RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups

(pt) Italy, FDCA, Cantiere #46 - Nós somos os salvadores (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]

Date Fri, 25 Sep 2026 08:25:59 +0300


Não porque sejamos heróis, mas porque ninguém mais o fará por nós. A esperança é uma prática que organizamos juntos - Alessandro Ferretti --- Há dois meses, a Itália está assolada por uma onda de calor sem precedentes e insuportável, transformando cada dia em uma luta pela sobrevivência. No entanto, em vez de tomar medidas para enfrentar essa emergência, o governo, vangloriando-se de sua soberania, decidiu nos endividar em mais de vinte bilhões de euros (quase 350 euros por pessoa) para comprar armas dos Estados Unidos, afundando ainda mais o nosso país para enriquecer ainda mais a nação mais rica e poderosa do mundo.
Apesar dessa afronta retumbante às necessidades de todos os italianos, nenhuma reação remotamente proporcional a tamanha loucura ocorreu, nem ocorrerá. Aqueles que ainda se dão ao trabalho de se informar já não reagem a nada, como boxeadores atordoados pelos golpes do adversário.

Além daqueles tão exaustos que chegam a torcer pelo meteorito, muitos se consolam com uma ilusão mortal que alimenta a incompetência e a resignação: as pessoas ainda estão se saindo muito bem, mas mais cedo ou mais tarde o abscesso estourará, e aqueles que estão sofrendo irão às ruas e impedirão esse desastre. Pois bem, saibam disto: não é verdade. Não existe tal mecanismo automático. A psicologia e a história nos dizem exatamente o contrário: o sofrimento prolongado e crescente não gera raiva ativa, mas sim depressão, adaptação forçada e atomização social em um ciclo vicioso potencialmente interminável. Quanto pior você se sente, menos energia mental e física você tem para se organizar. Não haverá uma rebelião espontânea que salve vidas; temos que conquistar nossa salvação, e quanto mais esperarmos para agir, mais improvável se torna que uma mobilização em massa decole, porque lidar com a piora das condições materiais consome o tempo e a energia necessários para lutar. Os ativistas comuns fazem o que podem, mas não são mártires nem santos, muito menos super-heróis.

As elites dominantes compreenderam perfeitamente essa dinâmica e a exploram sistematicamente. O paradoxo, totalmente a seu favor, é que as rebeliões progressistas espontâneas têm sucesso quando as condições de vida melhoram, como aconteceu em 1789 ou 1968. Para manter sua dominância, os que detêm o poder sabem que não devem resolver crises e oferecer esperança, mas sim manter a sociedade em constante declínio. O ciclo é vicioso: piorar as condições sociais a ponto de tornar a sobrevivência um trabalho em tempo integral, desviar a atenção pública canalizando a frustração em conflitos estéreis e horizontais, e reprimir duramente qualquer um que persista em agir, com decretos de segurança e a criminalização da dissidência. Tudo isso enfraquece os que resistem, criando espaço para uma intensificação ainda maior da exploração e da marginalização. Nesse cenário, a oposição institucional não é a solução, mas simplesmente o mecanismo de segurança do sistema. Aqueles que ocupam assentos no parlamento ou no governo local, líderes partidários e funcionários públicos não têm nenhum interesse pessoal real em promover uma luta contra as concentrações de poder que estão destruindo a sociedade, porque isso só lhes traria riscos e problemas. Com algumas exceções louváveis, mas muito raras, preferem criar oposições superficiais, administrando o pouco poder que ainda lhes resta, esperando que o desastre eventualmente desgaste a maioria governante para que possam substituí-la, mas continuando a implementar as mesmas políticas e a servir os interesses dos governantes.

É um filme que já vimos tantas vezes que não podemos fingir que será diferente desta vez, então vamos parar de nos enganar: nenhum salvador virá do céu. Vamos votar, pelo amor de Deus, mas sabendo que quem quer que assuma o cargo continuará, destemidamente, a administrar o declínio, para a maior glória daqueles que já têm tudo, mas querem ainda mais.

Para escapar dessa armadilha, devemos primeiro parar de cultivar a atitude perniciosa de criticar aqueles que se opõem ao poder, mas não o fazem da maneira "correta".

Mesmo agora, ainda temos que ouvir pessoas discursando que "a esquerda deveria se preocupar com os trabalhadores em vez dos jovens, dos direitos LGBT ou dos migrantes". Essa narrativa só serve para semear a divisão entre aqueles que lutam para melhorar suas condições, promovendo uma guerra absurda entre os menos privilegiados sobre quem deve ter prioridade. A luta deve ser uma só e clara: contra as elites, contra os super-ricos, contra aqueles que lucram com a devastação de nossas vidas. O inimigo são aqueles que estão transformando nossas existências em um pesadelo distópico, não o colega de classe que exige um mínimo de dignidade. Olhar para cima, unidos contra aqueles que estão no topo, é a única perspectiva que nos impede de nos destruirmos mutuamente.

Outros ainda justificam sua simbiose com o sofá dizendo que toda essa ação é inútil, só serve para nos fazer sentir mal. No entanto, há um sinal, e recente, de que romper com a inércia traz resultados concretos. Milhões de pessoas foram às ruas para deter o genocídio em Gaza, apesar da repressão, do silêncio cúmplice das instituições e do cansaço: elas impulsionaram o assunto para a agenda pública, destruíram a narrativa dominante e forçaram a política a lidar com a mobilização real. Esse cessar-fogo, por mais frágil que seja, demonstra que a ação coletiva obstinada ainda pode romper com a inércia. Mas um fogo de palha não pode nos salvar: precisa se tornar uma prática contínua e estruturada.

Precisamos parar de ser espectadores passivos do nosso próprio naufrágio. Uma vez que reconhecemos a futilidade fundamental do voto, uma maneira de encontrarmos forças para resistir juntos é reconstruir o tecido social de baixo para cima, nos bairros, locais de trabalho e escolas.

Existem inúmeras vias de ação que podem impactar a máquina destruidora de esperança aqui e agora. Podemos lutar para desconstruir nossas cidades plantando árvores e criando jardins, opondo-nos a projetos especulativos que consomem terras e elevam as temperaturas. Podemos lutar contra a gentrificação e a turistificação, que aumentam os aluguéis e os despejos, defendendo o direito à moradia contra a exploração predatória. Podemos construir ferramentas alternativas de informação local, descrevendo os mecanismos e as consequências locais da decadência organizada e as experiências de resistência que buscam revertê-la. Romper com o monopólio da narrativa é essencial para sair do isolamento e demonstrar que não estamos sozinhos em nossa rebelião. Podemos defender a saúde pública opondo-nos ao fechamento de serviços, participando de campanhas de boicote direcionadas contra empresas cúmplices da destruição ambiental ou do genocídio, e trabalhando para libertar e restaurar espaços públicos abandonados, transformando-os em locais de agregação e interação social, alternativas a espaços voltados exclusivamente para o consumo. Essas não são bobagens de curto prazo: são oficinas práticas onde aprendemos a discutir questões concretas, colaborar, unir pessoas e defender a dignidade.

Nesse contexto, universidades e escolas são cruciais. Elas foram transformadas em engrenagens de um sistema projetado para promover uma meritocracia vazia do conhecimento, disciplinando, selecionando e marginalizando. No entanto, os professores que ainda atuam nessas instituições têm a oportunidade de fomentar espaços de mente aberta e crítica ao sistema, experimentando métodos de ensino alternativos e autoeducação coletiva. O mito tóxico da excelência e do mérito, que serve apenas para mascarar os privilégios dos ricos e fazer com que aqueles que não conseguem alcançá-los se sintam culpados, pode ser desconstruído pela reivindicação de direitos e pela ampliação de horizontes para além do individualismo. Redes de ação conjunta podem ser construídas entre estudantes, pesquisadores em situação precária, trabalhadores e professores, restaurando o conhecimento ao seu papel de decodificar a realidade, revelar a lógica daqueles que detêm o poder e criar as condições para a mudança.

Sei que esse raciocínio é simplista e que existem enormes obstáculos entre dizer "vamos nos organizar" e realmente fazê-lo: cansaço, falta de tempo, habilidades que não podem ser improvisadas, conflitos internos, o medo do fracasso. Não pretendo oferecer um manual ou uma receita que funcione para todos os bairros ou locais de trabalho; este é um convite para embarcar em uma jornada, não um mapa detalhado da rota. As respostas para como fazer isso, como nos apoiar mutuamente, como não nos perdermos, só podem ser encontradas caminhando juntos: os nós são desatados discutindo-os com os outros, não ruminando-os sozinhos.

E sejamos completamente honestos: nenhum texto nos salvará, incluindo este. Estas páginas só são úteis se servirem de pretexto - se você as repassar para um colega, um vizinho, um colega de classe, e elas se tornarem a ocasião para aquela conversa há tempos adiada.

O que nos comove não é o que lemos, mas sim o rosto de alguém que olha para nós e pergunta: vamos fazer isso juntos?

A esperança não é um conto de fadas que nos contam no fim do dia, mas uma prática que devemos construir com comprometimento e organização. Se esperarmos que a dor nos desperte, acordaremos em um pesadelo sem escapatória. A única saída é dedicar energia real, contínua e persistente à atividade política diária, agora, antes que a janela de oportunidade se feche completamente. Vamos começar a conversar com as pessoas ao nosso redor, vamos nos organizar em nossos locais de trabalho, escolas e comunidades.

O tempo está se esgotando, continuar esperando por Godot seria puro suicídio.

https://alternativalibertaria.org/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center