|
A - I n f o s
|
|
a multi-lingual news service by, for, and about anarchists
**
News in all languages
Last 40 posts (Homepage)
Last two
weeks' posts
Our
archives of old posts
The last 100 posts, according
to language
Greek_
中文 Chinese_
Castellano_
Catalan_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
_The.Supplement
The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours |
of past 30 days |
of 2002 |
of 2003 |
of 2004 |
of 2005 |
of 2006 |
of 2007 |
of 2008 |
of 2009 |
of 2010 |
of 2011 |
of 2012 |
of 2013 |
of 2014 |
of 2015 |
of 2016 |
of 2017 |
of 2018 |
of 2019 |
of 2020 |
of 2021 |
of 2022 |
of 2023 |
of 2024 |
of 2025 |
of 2026
Syndication Of A-Infos - including
RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups
(pt) Italy, FDCA, Cantiere #46 - Primeiro a paz. Mas que paz? - Rumo à marcha de Gravina-Altamura de 24 de outubro de 2026 - Totò Caggese (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]
Date
Fri, 2 Oct 2026 07:33:50 +0300
No dia 24 de outubro, caminharemos de Gravina a Altamura. Uma marcha
pela paz, nascida no coração da região de Murgia, busca unir questões
que muitas vezes são abordadas separadamente: guerra e rearmamento,
militarização de territórios, devastação ambiental, trabalho, migração,
fronteiras, colonialismo e autodeterminação comunitária. O título
escolhido pelo comitê organizador é claro: "A Paz em Primeiro Lugar".
Mas, justamente porque a palavra "paz" se tornou necessária e
banalizada, talvez valha a pena acrescentar uma pergunta: que paz? A
questão não pretende dividir a marcha antes mesmo de ela começar. Pelo
contrário. Sua força reside também na pluralidade de culturas que
optaram por apoiá-la. Em 10 de agosto, os membros representavam um amplo
arquipélago, abrangendo associações pacifistas e não violentas,
sindicatos, grupos católicos e evangélicos, ambientalistas, associações
comprometidas com a solidariedade ao povo palestino, grupos da sociedade
civil, administrações municipais e forças políticas. Entre os membros,
encontram-se ANPI, ARCI, Emergency, Libera, Donne in Nero, Pax Christi,
o Movimento Não Violento, a Rede Italiana pela Paz e Desarmamento,
PeaceLink, CGIL e COBAS. Grupos libertários também estão representados,
incluindo o Venerdì Libertario e o Centro de Estudos "Torre di Nebbia",
bem como grupos de movimentos sociais como a Casa del Popolo de Bari e o
coletivo de trabalhadores MO AVAST!.
Nem todos que caminharão de Gravina a Altamura em 24 de outubro
necessariamente entendem a paz da mesma maneira. E talvez essa seja uma
das razões pelas quais esse caminho vale a pena ser percorrido.
A guerra também passa pela Puglia.
O apelo da marcha tem um mérito importante: não se limita a colocar a
guerra longe de nós. O ponto de partida é o Sul, mais especificamente,
aquela vasta área entre a Puglia e a Basilicata, onde a presença militar
está longe de ser marginal. Ali encontram-se os aeroportos militares de
Amendola, Gioia del Colle, Galatina e Brindisi, o porto militar de
Taranto, as zonas militares espalhadas pelo território e os campos de
tiro no Parque Nacional da Alta Murgia.
Antes que uma guerra possa ser travada, ela precisa ser preparada. Isso
exige bases, aeroportos, portos, campos de tiro, indústrias e
infraestrutura; exige financiamento público e pesquisa, homens e
mulheres para se alistarem, e também uma sociedade na qual tudo isso
seja gradualmente considerado normal.
É neste último aspecto que o dossiê preparado para a marcha oferece
elementos particularmente interessantes. Michele Lucivero, do
Observatório contra a Militarização das Escolas e Universidades,
reconstrói numerosos episódios ocorridos na Puglia: soldados convocados para
escolas, cursos de formação e orientação no ca-
seminários, apresentações sobre carreiras militares para estudantes,
visitas a instalações das Forças Armadas e relações entre o mundo
universitário e o aparato militar-industrial.
Em Altamura, em janeiro de 2026, a escola secundária "Tommaso Fiore"
recebeu a Marinha Italiana para uma sessão de orientação, intitulada "O
Futuro é Aqui", destinada a jovens de treze anos. Em Terlizzi, foi
organizado um programa de orientação para a carreira militar para alunos
do ensino médio; em Torre Veneri, cerca de quinhentos alunos de diversas
escolas do Salento foram levados à base militar. Na Fiera del Levante,
em Bari, o Observatório destaca que a presença do Exército e as
atividades voltadas para crianças e jovens contribuem para
familiarizá-los com o mundo militar.
São episódios distintos, e cada um merece ser discutido em seu próprio
contexto. Em conjunto, porém, levantam uma questão: quando a presença
militar se torna parte da rotina diária de treinamento, onde termina a
informação e onde começa a normalização da cultura militar? É uma
questão que uma marcha pela paz não pode ignorar.
Reconstruindo o que o poder divide.
Talvez o aspecto mais interessante do apelo de Gravina-Altamura seja o
fato de que a paz não está separada de outras questões sociais. O
manifesto aborda o capitalismo global e a destruição ambiental, o
colonialismo e a apropriação de recursos, o trabalho, a energia nuclear
e a defesa territorial. Fala das pessoas forçadas a abandonar suas
terras natais para escapar da guerra e da fome, e se dirige
explicitamente àqueles que lutam "contra o arame farpado nas fronteiras".
A paz está, portanto, ligada à liberdade de movimento, ao meio ambiente,
ao trabalho e à autodeterminação territorial. A fórmula do apelo é
particularmente apropriada: participar da marcha significa "reunir o que
o poder divide".
Aqui, a marcha inevitavelmente também encontra uma sensibilidade
libertária, porque uma das contribuições que anarquistas e libertários
podem trazer a esse movimento pluralista consiste precisamente na recusa
de considerar a guerra como um fenômeno separado das relações
econômicas, políticas e sociais que a produzem.
Basta ser contra a guerra?
A discussão começa neste ponto.
A paz pode ser alcançada por caminhos muito diferentes: pelo Artigo 11
da Constituição, explicitamente invocado no manifesto; pela não
violência; ou por uma concepção religiosa de fraternidade; pelo direito
internacional; pela solidariedade com os povos vítimas da guerra; pela
necessidade de desarmamento; pela proteção ambiental; ou pelo
internacionalismo.
A tradição anarquista traz consigo uma questão mais radical, que oferece
à marcha como uma contribuição, e não como um veredicto: podemos
eliminar a guerra sem questionar as estruturas que continuamente a
tornam possível?
Não se trata apenas de perguntar qual governo está certo e qual está
errado, qual exército cruzou primeiro uma fronteira ou qual aliança
militar melhor garante nossa segurança. Para aqueles que vêm dessa
tradição, a questão se amplia para incluir a própria existência de
exércitos e produção de armamentos, nacionalismos e fronteiras,
competição entre estados por território, mercados e recursos, relações
coloniais antigas e novas, e um sistema econômico no qual até mesmo a
preparação e a condução da guerra se tornam produção, encomendas, lucros
e acumulação.
Para essa tradição, antimilitarismo e pacifismo não são necessariamente
sinônimos. O antimilitarismo não começa no dia em que uma guerra
irrompe, nem termina quando um cessar-fogo é assinado. Ele começa muito
antes, quando uma sociedade decide quantos bilhões alocar para
armamentos em vez de outras necessidades, constrói nova infraestrutura
militar, considera exércitos e blocos oponentes inevitáveis, transforma
o serviço militar obrigatório em uma oportunidade de emprego normal,
acostuma crianças e jovens à presença de armas e constrói o inimigo que,
mais cedo ou mais tarde, poderá ser necessário combater.
Se só nos tornarmos pacifistas quando as bombas caírem, será tarde demais.
Uma marcha, muitos caminhos
Tudo isso não significa atribuir à marcha de Gravina-Altamura uma
identidade anarquista que ela não possui nem reivindica. Muito pelo
contrário: sua característica mais interessante é ser uma marcha
pluralista. Seus membros incluem Pax Christi e Venerdì Libertario, o
Movimento Não Violento, sindicatos, associações religiosas, grupos de
esquerda, ambientalistas e administrações municipais.
Podemos caminhar juntos sem termos as mesmas ideias sobre o Estado, a
religião, a violência, a propriedade ou a revolução. A questão
interessante é entender o que podemos fazer juntos sem renunciar às
nossas diferenças.
Algumas indicações já chegam da comunidade local. O dossiê relembra o
que aconteceu em Gioia del Colle, onde os protestos contra a corrida
"Corra com Alegria" dentro da base da 36ª Ala contribuíram para que a
iniciativa fosse transferida para fora das instalações militares. Para
Lucivero, este é um exemplo de como a ação da sociedade civil pode,
concretamente, combater a normalização da cultura militar.
É um detalhe pequeno, claro, mas aponta para um método: organizar,
debater e agir de baixo para cima. E é significativo que o apelo de
Gravina-Altamura também enfatize esse ponto, dirigindo-se àqueles que
praticam a política de base e incentivando-os a desenvolver projetos
concretos em suas comunidades. As instituições são chamadas a
participar, e algumas já o fizeram, mas o movimento que levou à marcha
partiu de cidadãos, associações, comitês e grupos sociais. Isso não é um
detalhe insignificante.
Em 24 de outubro, e antes
A marcha de Gravina-Altamura também se insere numa história de
mobilizações que o próprio manifesto apela: desde as marchas anteriores
de Gravina-Altamura à mobilização de Scanzano Ionico, das batalhas pelo
Parque da Alta Murgia à defesa das costas, dos olivais e da paisagem,
até às lutas contra as bases militares, a poluição e a devastação ambiental.
O dia 24 de outubro pode, portanto, ser mais do que apenas um dia. Pode
se tornar uma oportunidade para reconectar experiências que travaram
batalhas diferentes ao longo dos anos e para questionar se não existe
algo em comum por trás dessas batalhas. Uma base militar, um campo de
tiro, uma fronteira, devastação ambiental, exploração trabalhista e uma
guerra não são a mesma coisa: seria simplista argumentar isso. Mas seria
igualmente simplista não enxergar as conexões que podem uni-los.
Anarquistas e libertários participarão desta discussão com suas próprias
histórias e ideias, não para transmitir lições antimilitaristas a
outros, mas também não para esconder suas diferenças atrás de um apelo
genérico pela paz. Porque mesmo entre aqueles que rejeitam a guerra,
enormes questões permanecem: existem guerras justas? O desarmamento pode
ser confiado a Estados que estão se rearmando? É possível abolir a
guerra mantendo exércitos? Qual é a relação entre capitalismo e guerra?
As fronteiras nos protegem das guerras ou ajudam a construir o mundo que
as torna possíveis? E pode haver paz autêntica onde a dominação, a
exploração e a opressão continuam a existir?
Você não precisa de uma resposta comum para começar. Talvez uma marcha
também sirva a esse propósito.
Em 24 de outubro de 2026, de Gravina a Altamura, pessoas de diferentes
origens, culturas e sensibilidades percorrerão juntas o mesmo caminho.
Mesmo antes desse dia, já podemos começar a conversar.
Em primeiro lugar, paz. Concordo. Mas que tipo de paz, construída por
quem e fundada em que relações entre seres humanos?
Fontes:
Apelo "Paz Primeiro" para a Marcha de Gravina-Altamura em 24 de outubro
de 2026; lista de assinaturas, em 10 de agosto de 2026, data a que este
artigo se refere; Michele Lucivero, "A Militarização das Escolas,
Universidades e Sociedade Civil na Puglia", dossiê da marcha, ainda em
atualização no momento da redação deste texto:
https://agorasofia.com/2026/08/06/pace-marcia-gravina-altamura-24-ottobre-2026-dossier-adesione/
https://alternativalibertaria.org/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center