|
A - I n f o s
|
|
a multi-lingual news service by, for, and about anarchists
**
News in all languages
Last 40 posts (Homepage)
Last two
weeks' posts
Our
archives of old posts
The last 100 posts, according
to language
Greek_
中文 Chinese_
Castellano_
Catalan_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
_The.Supplement
The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours |
of past 30 days |
of 2002 |
of 2003 |
of 2004 |
of 2005 |
of 2006 |
of 2007 |
of 2008 |
of 2009 |
of 2010 |
of 2011 |
of 2012 |
of 2013 |
of 2014 |
of 2015 |
of 2016 |
of 2017 |
of 2018 |
of 2019 |
of 2020 |
of 2021 |
of 2022 |
of 2023 |
of 2024 |
of 2025 |
of 2026
Syndication Of A-Infos - including
RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups
(pt) UK, AFED, Organise - Carlo Cafiero: Anarquia e Comunismo (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
Date
Mon, 28 Sep 2026 07:36:33 +0300
"Anarquia e Comunismo" é um dos textos fundamentais do anarquismo e do
comunismo em seus primórdios. O texto, baseado em um discurso proferido
por Cafiero no congresso da Federação Jura em 1880, "Anarchia e
comunismo", foi posteriormente publicado no jornal anarquista suíço Le
Révolté em duas partes, nos dias 13 e 27 de novembro de 1880. --- Esta
versão foi traduzida do francês por Jessica Simonoff (2016). ---
Encontre mais textos dela na Biblioteca Anarquista.
Num congresso realizado em Paris pela região Centro, um orador, que se
destacou pela sua veemência contra os anarquistas, afirmou: "O comunismo
e a anarquia clamariam para se encontrarem juntos."
Outro orador, que também se manifestou contra os anarquistas, embora com
menos veemência, exclamou, ao falar sobre igualdade econômica: "Como a
liberdade pode ser violada se existe igualdade?"
Bem! Acho que ambos os palestrantes estão errados.
Pode haver, sem dúvida alguma, igualdade econômica sem a mínima
liberdade. Certas comunidades religiosas são a prova viva disso, pois
nelas existe a igualdade mais completa, assim como o despotismo.
Igualdade completa, porque o líder veste-se com as mesmas roupas e come
à mesma mesa que os demais; ele não se distingue de outra forma senão
pelo seu direito de comandar. E os defensores do "Estado Popular"? Se
não encontrassem obstáculos de qualquer tipo, tenho certeza de que
acabariam por alcançar a igualdade perfeita, mas ao mesmo tempo o
despotismo perfeito, porque, não nos esqueçamos, o despotismo do Estado
atual aumentaria o despotismo econômico de todo o capital que passasse
pelas mãos do Estado, e tudo seria multiplicado por toda a centralização
necessária a esse novo Estado. E é por isso que nós, anarquistas, amigos
da liberdade, propomos um ataque total contra eles.
Assim, ao contrário do que foi dito, temos todos os motivos para temer
pela liberdade, mesmo onde existe igualdade; embora não possa haver
temor pela igualdade em nenhum lugar onde exista verdadeira liberdade,
ou seja, anarquia.
Por fim, a anarquia e o comunismo, longe de clamarem por um encontro,
clamariam por não se encontrarem, pois esses dois termos, sinônimos de
liberdade e igualdade, são os dois termos necessários e indivisíveis da
revolução.
Nosso revolucionário ideal é muito simples, como veremos: ele é
composto, como todos os nossos antecessores, por estes dois termos:
liberdade e igualdade. Há apenas uma pequena diferença.
Tendo aprendido com a evasiva que reacionários de todos os tipos e
épocas demonstraram em relação à liberdade e à igualdade, fazemos bem em
colocar ao lado desses dois termos uma expressão que defina seu valor exato.
Assim, colocamos ao lado desses dois termos: liberdade e igualdade, dois
equivalentes cujo significado claro não pode dar margem a ambiguidade, e
dizemos: "Queremos liberdade, ou seja, anarquia, e igualdade, ou seja,
comunismo".
A anarquia hoje é um ataque, uma guerra contra toda autoridade, contra
todo poder, contra todos os Estados. Nas sociedades futuras, a anarquia
será uma defesa, a prevenção contra o restabelecimento de toda
autoridade, de todo poder, de qualquer Estado: a liberdade plena e total
do indivíduo que, livre e impulsionado apenas por suas necessidades,
seus gostos e suas preferências, se une a outros indivíduos em grupos ou
parcerias; o livre desenvolvimento de parcerias que se federam com
outras na comuna ou na vizinhança; o livre desenvolvimento de comunas
que se federam na região - e assim por diante: regiões na nação, nações
na humanidade.
O comunismo, a questão que nos ocupa mais especificamente hoje, é o
segundo ponto do nosso revolucionário ideal.
O comunismo hoje ainda é um ataque; não se trata da destruição da
autoridade, mas da apropriação, em nome da humanidade, de toda a riqueza
existente no planeta. Na sociedade do futuro, o comunismo será o
usufruto de toda a riqueza existente, por todos os homens e segundo o
princípio: de cada um segundo suas capacidades, a cada um segundo suas
necessidades, ou seja: de cada um para cada um segundo sua vontade.
É necessário observar - e isto responde aos nossos adversários, os
comunistas autoritários e estatistas - que a apropriação e o usufruto de
toda a riqueza existente devem ser, a nosso ver, obra do próprio povo. O
povo, a humanidade, não sendo indivíduos capazes de se apoderar da
riqueza e tomá-la em suas próprias mãos, devemos concluir, é verdade,
que é necessário, por essa razão, instituir uma classe dominante, de
representantes e agentes do bem comum. Mas não compartilhamos dessa
opinião. Nada de intermediários, nada de representantes que sempre
acabam representando apenas a si mesmos! Nada de moderadores da
igualdade, aliás, nada de moderadores da liberdade! Nada de novo
governo, nada de novo Estado, seja ele chamado de popular ou
democrático, revolucionário ou provisório.
A riqueza comum, disseminada por todo o mundo, pertence à totalidade da
humanidade, e aqueles que se encontram no mesmo nível dessa riqueza e em
condições de utilizá-la, o farão em comum. Os habitantes de tal terra
utilizarão o planeta, as máquinas, as oficinas, as casas, etc., e
servirão a todos em comum. Partes da humanidade exercerão aqui, de fato
e diretamente, seu direito a uma parte da riqueza humana. Mas se um
residente de Pequim viesse para esta terra, encontraria os mesmos
direitos que os demais: desfrutaria, juntamente com os outros, de toda a
riqueza do país, da mesma forma que desfrutava em Pequim.
Ele estava, portanto, bastante confuso, aquele orador que denunciava os
anarquistas por quererem atribuir a propriedade a corporações. Não seria
maravilhoso se tivéssemos destruído o Estado para substituí-lo por uma
infinidade de Estados menores? Matar o monstro de uma cabeça para
entreter o monstro de mil cabeças!
Não, já dissemos e não vamos parar de dizer: nada de intermediários,
corretores ou serviçais que sempre acabam se tornando os verdadeiros
senhores: queremos que toda a riqueza existente seja tomada diretamente
pelo povo e mantida por suas mãos poderosas, e que o próprio povo decida
a melhor forma de desfrutá-la, seja para produção ou consumo.
Mas as pessoas nos perguntam: o comunismo é aplicável? Teríamos produtos
suficientes para que todos tivessem o direito de pegar o que quisessem,
sem exigir dos indivíduos mais trabalho do que eles estão dispostos a dar?
Respondemos: sim. Certamente, podemos aplicar este princípio: de cada um
segundo a sua capacidade, a cada um segundo as suas necessidades,
porque, nas sociedades futuras, a produção será tão abundante que não
haverá necessidade de limitar o consumo, nem de exigir das pessoas mais
trabalho do que elas estão dispostas ou aptas a dar.
Neste momento, não conseguimos sequer começar a imaginar esse imenso
crescimento da produção, mas podemos fazer uma previsão examinando as
causas que o provocarão. Essas causas podem ser resumidas em três
princípios:
1. A harmonia da cooperação nos diferentes ramos da atividade humana
substituirá a atual luta que se traduz em competição.
2. Introdução em larga escala de todos os tipos de máquinas.
3. A considerável conservação da força de trabalho e das
matérias-primas, facilitada pela abolição da produção prejudicial ou inútil.
A competição, a luta, é um dos princípios fundamentais da produção
capitalista, cujo lema é: " Mors tua vita mea" , sua morte é minha vida.
A ruína de um gera a fortuna de outro. E essa luta implacável acontece
de nação para nação, de região para região, de indivíduo para indivíduo,
entre trabalhadores e entre capitalistas. É uma guerra de facas, um
combate em todas as suas formas: corpo a corpo, em grupos, em
esquadrões, em exércitos. Um trabalhador encontra trabalho onde outro o
perdeu; uma indústria, ou várias, prosperam onde outras declinam.
Bem! Imagine quando, na sociedade do futuro, esse princípio
individualista da produção capitalista, cada um por si contra todos os
outros, e todos contra todos, for substituído pelo verdadeiro princípio
da sociedade humana: todos por um e um por todos - que mudanças imensas
não obteremos nos resultados da produção? Imagine quão grande será o
crescimento da produção quando cada homem, longe de precisar lutar
contra todos os outros, for ajudado por eles, quando os tiver não como
inimigos, mas como cooperadores. Se o trabalho coletivo de dez homens
alcança resultados absolutamente impossíveis para um homem sozinho, quão
grandiosos serão os resultados obtidos pela cooperação em larga escala
de todos os homens que, hoje, trabalham hostilmente uns contra os outros?
E as máquinas? A presença desses poderosos auxiliares do trabalho, por
mais expressiva que nos pareça hoje, é bastante pequena em comparação
com o que será nas sociedades futuras.
Hoje em dia, a máquina muitas vezes enfrenta a ignorância do
capitalista, mas ainda mais frequentemente o seu próprio interesse.
Quantas máquinas ficam sem uso simplesmente porque não trazem um
benefício imediato ao capitalista?
Será que uma empresa de mineração de carvão, por exemplo, gastaria uma
fortuna para proteger os interesses dos trabalhadores e construir
equipamentos caros para ajudá-los a descer aos poços? Será que a
prefeitura instalaria uma máquina para quebrar rochas, quando essa
atividade lhe permite distribuir esmolas baratas aos famintos? Tantas
descobertas, tantas aplicações da ciência são ignoradas, simplesmente
porque não trazem o suficiente para o capitalista!
O próprio trabalhador é hoje o inimigo das máquinas, e com razão, pois
elas são para ele o monstro que vem para expulsá-lo do trabalho, para
matá-lo de fome, para degradá-lo, para torturá-lo, para esmagá-lo. E que
imenso interesse ele teria, ao contrário, em aumentar o número de
trabalhadores quando não estiver mais a serviço das máquinas; pelo
contrário, elas estariam a seu serviço, ajudando-o e trabalhando para o
seu bem-estar!
Por fim, é necessário levar em consideração a enorme economia que será
feita nos três elementos do trabalho: a força, as ferramentas e o
material, que hoje são horrivelmente desperdiçados, pois são utilizados
na produção de coisas absolutamente inúteis, quando não são prejudiciais
à humanidade.
Quantos trabalhadores, quanto material e quantas ferramentas são usados
hoje pelos exércitos da terra e do mar para construir navios,
fortalezas, canhões e todos esses arsenais de armas ofensivas e
defensivas! Quanta dessa força é desperdiçada na produção de objetos de
luxo que não servem a nada além da vaidade e da corrupção!
E quando toda essa força, todos esses materiais, todas essas ferramentas
forem usados na indústria, na produção de objetos que servirão para
produzir outros produtos, que crescimento prodigioso na produção veremos
surgir!
Sim, o comunismo é aplicável! Podemos, é claro, deixar que cada um pegue
o que quiser, já que haverá o suficiente para todos. Não precisaremos
mais exigir mais trabalho do que qualquer um esteja disposto a dar,
porque sempre haverá produtos suficientes para o amanhã.
E é graças a essa abundância que o trabalho perderá o caráter terrível
de escravidão, restando apenas o encanto de uma necessidade moral e
física, como a de estudar, de viver em contato com a natureza.
Isso não significa apenas que o comunismo é possível; podemos afirmar
que ele é necessário. Não apenas podemos ser comunistas; devemos ser
comunistas, ou corremos o risco de perder o sentido da revolução.
Na prática, após a coletivização de ferramentas e matérias-primas, se
conservarmos a apropriação individual dos produtos do trabalho, nos
veremos obrigados a poupar dinheiro, resultando numa acumulação de maior
ou menor riqueza, de acordo com o mérito, ou melhor, com a habilidade
dos indivíduos. A igualdade teria desaparecido, pois aqueles que
conseguissem acumular mais riqueza já estariam, assim, em posição
superior aos demais. Bastaria um passo para que os
contrarrevolucionários pudessem estabelecer o direito à herança. E, de
fato, ouvi um renomado socialista, um suposto revolucionário, defensor
da atribuição individual de produtos, concluir dizendo que não via
desvantagens numa sociedade que aceitasse a transmissão desses produtos
por herança: segundo ele, isso dificilmente teria repercussões. Para
aqueles de nós que conhecemos de perto os resultados a que a sociedade
chegou com essa acumulação de riqueza e sua transmissão por herança, não
há dúvidas sobre este assunto.
Mas a atribuição individual de produtos restabeleceria não apenas a
desigualdade entre os homens, mas também a desigualdade entre as
diferentes formas de trabalho. Quase imediatamente veríamos o
reaparecimento do trabalho "limpo" e do trabalho "sujo", do trabalho
"nobre" e do trabalho "terrível": o primeiro seria feito pelos ricos, o
segundo seria a tarefa dos pobres. Assim, não seria mais a vocação e o
gosto que levariam um homem a se dedicar a um tipo de atividade em
detrimento de outro: seria o interesse próprio, a esperança de ganhar
mais em determinada profissão. Dessa forma, a preguiça e a diligência, o
mérito e a falta de mérito, o bem e o mal, o vício e a virtude e, por
consequência, a "recompensa" por um lado e a "punição" por outro, a lei,
o juiz, o capanga, a prisão, tudo reapareceria.
Há socialistas que se apegam à ideia de atribuição individual dos frutos
do trabalho, argumentando em nome do senso de justiça.
Que ilusão estranha! Com o trabalho coletivo, que nos impõe a
necessidade de produção em larga escala e de ampla utilização de
máquinas, com essa tendência crescente do trabalho moderno de se
apropriar do trabalho das gerações anteriores - como poderemos
determinar a quem pertencem as partes do produto? É absolutamente
impossível, e nossos adversários sabem disso tão bem que acabam dizendo:
"Bem, usaremos como base para a distribuição as horas trabalhadas", mas,
ao mesmo tempo, admitem que isso seria injusto, porque três horas de
trabalho de Pierre podem equivaler a cinco horas de trabalho de Paul.
Antigamente, nos chamávamos de "coletivistas" porque essa era a palavra
que nos distinguia dos individualistas e dos comunistas autoritários;
mas, no fim das contas, éramos todos simplesmente comunistas
antiautoritários e, ao nos chamarmos de "coletivistas", pensávamos que
estávamos expressando com esse nome a nossa ideia de que tudo deveria
ser compartilhado, sem distinção entre os instrumentos e materiais de
trabalho e os produtos do trabalho coletivo.
Mas, um dia, vimos surgir uma nova geração de socialistas que,
ressuscitando os erros do passado, admirando-se com suas filosofias,
distinguindo-se nessa questão, acabaram por se tornar apóstolos da
seguinte tese:
"Existem", dizem eles, "valor de uso e valor de produção. O valor de uso
é aquilo que utilizamos para satisfazer nossas necessidades pessoais: a
casa em que moramos, os alimentos que consumimos, as roupas, os livros,
etc., enquanto o valor de produção é aquilo que utilizamos para
produzir: a oficina, os galpões, o estábulo, o armazém, as máquinas e
ferramentas de todo tipo de trabalho, o sol, as matérias-primas, etc. O
primeiro, que serve para satisfazer as necessidades do indivíduo", dizem
eles, "deve ser atribuído ao indivíduo, enquanto o segundo, que ajuda a
todos a produzir, deve ser de propriedade comum."
Esta é a teoria econômica recém-descoberta - ou melhor, renovada
conforme necessário.
Mas eu pergunto a vocês, que conferem o título favorável de "valor de
produção" ao carbono que alimenta as máquinas, ao petróleo que as
lubrifica, ao óleo que ilumina seu funcionamento - por que negam esse
título ao pão, à carne que como, ao azeite com que tempero minha salada,
ao gás que ilumina meu trabalho, a tudo que auxilia a vida e o
funcionamento daquela que é a mais perfeita de todas as máquinas, o pai
de todas as máquinas: o homem?
Você classifica como valor de produção o prado e o estábulo que servem
de abrigo para vacas e cavalos, e exclui as casas e os jardins que
servem ao mais nobre de todos os animais: o homem?
Onde está a sua lógica?
Além disso, vocês mesmos, que se imaginam apóstolos dessa teoria, sabem
perfeitamente que essa demarcação não existe na realidade e que, se hoje
é difícil defini-la, desaparecerá completamente no dia em que formos
todos produtores, além de consumidores.
Assim, não é essa teoria, como vemos, que poderia dar nova força aos
defensores da atribuição individual dos produtos do trabalho. Essa
teoria obteve apenas um resultado: o de desmascarar a manobra desses
poucos socialistas que gostariam de limitar o alcance do pensamento
revolucionário; abriu nossos olhos e nos mostrou a necessidade de dizer
abertamente que somos comunistas.
Mas, finalmente, vamos abordar a única objeção séria que nossos
adversários levantaram contra o comunismo.
Todos concordamos que estamos necessariamente caminhando para o
comunismo, mas observamos que, no início, os produtos não serão
suficientemente abundantes; será necessário estabelecer racionamento e
dividir os recursos, e a melhor parte dos produtos do trabalho será
baseada na quantidade de trabalho que cada pessoa tiver realizado.
A isso respondemos que, em uma sociedade futura, mesmo quando formos
obrigados a racionar recursos, devemos permanecer comunistas: isto é, o
racionamento deve ser feito não de acordo com o mérito, mas com base nas
necessidades.
Consideremos a família, esse pequeno modelo de comunismo (de um
comunismo autoritário, mais do que anarquista, é verdade, o que, aliás,
em nosso exemplo, não muda nada).
Numa família, suponhamos que o pai traga para casa cem cêntimos por dia,
o filho mais velho três francos, um mais novo quarenta cêntimos e o mais
novo apenas cinco cêntimos por dia. Cada um traz esse dinheiro para a
mãe, que guarda o dinheiro e os alimenta. Todos ganham quantias
diferentes, mas no jantar, cada um se serve à vontade, de acordo com o
seu apetite; não há racionamento. Mas chegam os tempos difíceis, e a
falta total de dinheiro obriga a mãe a deixar de se basear no apetite e
no paladar de cada um para a distribuição da comida no jantar. Torna-se
necessário racionar e, seja por iniciativa da mãe ou por acordo tácito
de todos à mesa, as porções são reduzidas. Mas vejam, essa partilha não
acontece de acordo com os rendimentos, porque são os filhos mais novos
que recebem as porções mais generosas, e o melhor pedaço de carne é
reservado para a senhora idosa que não ganha nada. Mesmo durante a
escassez de alimentos, a família funciona segundo o princípio do
racionamento de acordo com as necessidades. Será que poderia ser
diferente na família humana do futuro?
É óbvio que haveria mais a dizer sobre este assunto se eu não estivesse
falando diante de anarquistas.
Não podemos ser anarquistas sem sermos comunistas. Na verdade, a menor
ideia de limitação já contém as sementes do autoritarismo. Ela não
poderia ser concretizada sem a criação imediata da lei, do juiz e do
policial.
Devemos ser comunistas porque é no comunismo que alcançaremos a
verdadeira igualdade. Devemos ser comunistas porque o povo, que não
entende a sofística coletivista, entende perfeitamente o comunismo, como
já observaram nossos amigos Reclus e Kropotkin. Devemos ser comunistas
porque somos anarquistas, porque anarquia e comunismo são os dois termos
necessários para a revolução.
https://organisemagazine.org.uk/2026/09/01/carlo-cafiero-anarchy-and-communism/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
- Prev by Date:
(pt) Italy, Sicilia Libertaria #470 - Meio Ambiente, Alimentação, Clima - Vamos Discordar do Acordo Mercosul-UE (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
- Next by Date:
(pt) Russia, AIT: Assistência mútua na Crimeia (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
A-Infos Information Center